Encontros intergeracionais mediados por imagens e memórias do bairro e da escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020268Palavras-chave:
Mediação da linguagem, Igualdade entre gerações, Educação para o diálogo, Ensino da arte,Resumo
Este artigo descreve o processo de produção de narrativas intergeracionais desenvolvido com crianças, adolescentes, adultos e velhos. Trata-se de etapa de investigação de doutorado baseada em etnografia realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sonia Regina Gomes Rezende Franco, bairro Serra Dourada I, Serra (ES), em que 34crianças/adolescentes de 6º/7º ano foram envolvidas em um projeto de ensino de Arte que se desenrolou no âmbito das aulas de Arte e História, ao longo de três semestres letivos. Após apreciar vídeos e fotografias e visitar alguns dos espaços culturais da cidade, as crianças/adolescentes remeteram o olhar ao bairro e, desejando saber mais sobre ambos, sugeriram conversa com moradores antigos, o que se concretizou com a roda de conversa. A experiência fundamenta-se em Ciavatta (2007), Benjamin (2012), Bosi (1994), Brandão (1984, 2003, 2007), Fonseca da Silva e Schlichta (2015), Freire (2014), Halbwachs (2003), Mannheim (1952, 2014) e Schütz-Foerste (2004). Os resultados mostram que a roda de conversa intergeracional é possibilidade para cultivar imagens e memórias, promovendo o ato de narrar que inclui velhos, adultos e crianças e adolescentes, que se encontram e compartilham suas distintas culturas, sem, contudo, estabelecer hierarquização entre elas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. Textualidades contemporâneas: palavra, imagem, cultura. Vitória: Edufes, 2012.
ARAÚJO, V. C de. A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES-Brasil. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/120.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2016.
______. Ética e estética: tecendo um olhar a partir da criança. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 11, n. 22, p. 107-120, jul./dez. 2005.
ASSIS, C. E de. Fios de temporalidades na educação infantil. 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT07%20Trabalhos/GT07-1658_int.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019.
BENJAMIN, W. Escritos sobre mito e linguagem. 2. ed. São Paulo: Duas cidades, 2013.
______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo; Brasiliense, 2012.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: experiência de pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
______. Documentário: cultura popular e educação. Entrevista concedida em 2007 à TV Brasil. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=34>. Acesso em: 12 jan. 2015.
______. Pensar a prática: escritos de viagem e estudos sobre educação. São Paulo: Loyola, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 5 mar. 2016.
CAMARGO, F. M. B. Memórias imagéticas: revisitando as narrativas infantis em contexto escolar de ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2014.
CIAVATTA, M. Do espaço da fábrica para o espaço da escola (I): introdução a uma história fotográfica. In: CIAVATTA, M.; DUARTE, E. T. et al. (Orgs.). Memória e temporalidades do trabalho e da educação. Rio de Janeiro: Lamparina; Faperj, 2007. p. 41-72.
______. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, CNPq, Farpej, 2009.
DUARTE, N. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 37-57.
FONSECA DA SILVA, M. C. da R.; SCHLICHTA, C. A. B. D. Laptop na escola: das tecnologias às imagens na sala de aula. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT24-4619.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2016.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
______. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
MANNHEIM, K. O problema da 'intelligentsia': um estudo de seu papel no passado e no presente. In: ______. (Org.). Sociologia da cultura. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 69-139.
MANNHEIM, K. The sociological problem of generation. In: ______. Essays on the sociology of knowkdge. Londres: Routtdge & Kegan Paul, 1952. p. 286-312.
OLIVEIRA, R. C. de. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 39, n. 1, p. 13-37, 1996.
ROSA, J. A. V da. Infância, experiência e racionalidade: um estudo no ambiente escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2011.
SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. Contribuições de Lukács na pesquisa com imagens na educação: um breve estudo das categorias trabalho, particularidade e mediação. In: FICHTNER, B. et al. (Orgs.). Cultura, dialética e hegemonia: pesquisas em educação. 2. ed. Vitória: Edufes, 2013. p. 187-201.
______. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: Edufes, 2004.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Disponível em: <http://www.cedei.unir.br/submenu_arquivos/761_1.1_u1_as_culturas_na_infancia.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.
______. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005.
______. Imaginário e cultura da infância. Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal, 2003. Disponível em: <http://cedic.iec.uminho.pt/Textos_de_Trabalho/textos/ImaCultInfancia.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2010.
SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003. p. 59-85.
SIQUEIRA, R. M. Do silêncio ao protagonismo: por uma leitura crítica das concepções de infância e criança. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: <https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/TESE_Romilson_Martins_Siqueira.pdf. 1335451613>. Acesso em: 25 jan. 2016.
VAGO-SOARES, M. A.; SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. Interculturalidade: culturas e práticas educativas que afinam e desafinam. In: ENCUENTRO DE LAS CIENCIAS HUMANAS Y TECNOLÓGICAS PARA LA INTEGRACIÓN DE LA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE – INTERNACIONAL DEL CONOCIMIENTO: DIÁLOGOS EN NUESTRA AMÉRICA, 3., 2015, Goiânia.
VAGO-SOARES, M. A. Infância, arte e cultura: experiências em (com)textos educativos. São Carlos: Pedro & João, 2015.
VASCONCELLOS, V. M. R. Apresentação: infâncias e crianças visíveis. In: VASCONCELLOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (Orgs.). Infância (in)visível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007. p. 7-23.
______. Infância e psicologia: marcos teóricos da compreensão do desenvolvimento da criança pequena. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. de. (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 62-81.
VÁSSINA, E. Nikolai Leskov, o mais original dos escritores russos. In: LESKOV, N. A fraude e outras histórias. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 203- 217.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.