Ilustração na literatura infantil latino-americana: uma imagem holística da memória cultural na globalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0070

Palavras-chave:

literatura, ilustração infantil, cultura, identidade, linguagem

Resumo

A ilustração gráfica tornou-se de vital importância como imagem holística da construção do imaginário cultural da América Latina na globalização. Graças às iniciativas de alguns escritores e ilustradores locais, que contribuem com suas histórias enraizadas em um passado não - colonial, em memória dos povos indígenas, afrodescendentes, mestiços e todas aquelas formas socioculturais que constroem uma idiossincrática latino-americanidade. Este texto apresenta considerações sobre como, através da história e mesmo num século XXI contemporâneo, estes autores moldam memórias coletivas, em construções sociais, em experiências do que significa ser latino na literatura infantil produzida na região. A análise focará a importância comunicativa, estética e epistemológica da ilustração. Será feita uma relação entre letras e imagem como um impulso à ilustração como linguagem, e continuando nessa linha, algumas ilustrações de autores na literatura infantil serão analisadas desde o início da implementação da imagem na literatura até os dias de hoje, para que haja um impulso para refletir sobre a importância de avançar conjuntamente entre escritores e ilustradores na construção ou reconstrução da memória e identidade cultural latino-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Andrea Cristancho Torres, Universidade Federal do Pará

Estudiante de Maestría en Artes 2018-2020 en la Universidade Federal do Para (Belém-Brasil), becaria del Programa de Alianzas para la Educación y la Capacitación Becas Brasil OEA- 2017 y Profesional en Diseño Gráfico de la Corporación Unificada Nacional de Educación Superior CUN, estudios cursados en Bogotá-Colombia, culminados en el 2013 con tesis de grado meritoria por parte del jurado la cual abordaba el tema de la reconstrucción de identidad étnica y memoria cultural a través de personajes ilustrados para la primera infancia. De ahí Me empecé a enfocar en la lustración Infantil, Ilustración editorial y creación de personajes ilustrados, puesto que entendí que la Ilustración gráfica es un lenguaje universal con el que se puede llegar a globalizar la cultura, y culturizar a todo el globo a través de la retina.

Además, trabajo en el ámbito editorial desde el 2013 haciendo el apoyo técnico en la editorial farmacéutica Licítelo.Col, donde realice piezas graficas infantiles con Nestlé, vademécum de salud, Grunenthal entre otras, también publiqué unas cubiertas ilustradas en los libros Papel Político de la Pontificia Universidad Javeriana; Finalista en concursos tales como el Congreso Internacional de Ilustración “ objetos Errantes “ de la feria del libro de Bogotá- 2017, Concurso de Ilustración el Retiro Shopping Center, además de trabajar en proyectos editoriales,  con la FAO Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación, voluntaria de las Naciones Unidas donde apoyo con productos visuales en la organización Niños de Guatemala, en el Foro Rural Mundial, y en una organización en pro de la vida y protección del jaguar, donde conjuntamente el ultimo logro fue publicar un cuento Ilustrado orientado a niños de 9 años llamado “ Jaguar el Señor de los Animales” patrocinado por la Secretaria de Ecología y Gestión Ambiental y gobierno de estado de San Luis Potosí México en 2018.

Referências

AL., S. T. L. B. S. ET. Vision del Arte LatinoAmericano en la decada de 1980 Centro Wifredo LAM.

lima- Peru: [s.n.].

ANDRICAÍN, S. En torno a la ilustración latinoamericana de libros para niños y jóvenes. In:

EDITORIAL DEL CARDO (Ed.). . Biblioteca Virtual Universal. Argentina: [s.n.].

BLAKE, Q. Meet the first Children’s Laureate Quentin Blake | BookTrust. Disponível em: <https://www.booktrust.org.uk/what-we-do/childrens-laureate/former-laureates/quentin-blake/>. Acesso em: 15 maio. 2019.

BORGES, M. S. E. DA S. Ilustradores de Lobato A construcao do Livro Infantil Brasileiro 1920-

Sao Paulo: [s.n.].

CALDECOTT, R. A frog he would a-wooing go. London: [s.n.].

CARLOS CASTAÑO URIBE. Arte rupestre tradicion cultural Chiribiquete Colombia. Disponível

em: <http://www.rupestreweb.info/chiribiquete2.html>. Acesso em: 25 out. 2018.

CASTANHA, M. Literatura infantil: Marilda Castanha recebe prêmio internacional por seu novo

livro ilustrado - CRESCER | Livros pra uma Cuca Bacana. Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/Livros-pra-uma-Cuca-Bacana/noticia/2017/05/literatura-infantil-marilda-castanha-recebe-premio-internacional-por-seu-novo-livro-ilustrado.html>. Acesso em: 25 out. 2018a.

CASTANHA, M. A Quatro Maos. Sao Paulo: [s.n.].

CHILDREN ́S LAURATE. Acerca del Proyecto Laureate na nÓg - Children’s Laureate. Disponível

em: <https://childrenslaureate.ie/about>. Acesso em: 15 maio. 2019.

COLOMBIA.CO. 10 Datos Curiosos de las Chivas Colombianas | Marca País Colombia. Disponível em: <http://www.colombia.co/esta-es-colombia/cultura/folclor/subete-una-chiva-colombiana-

-datos-curiosos/>. Acesso em: 25 out. 2018.

DA COLL, I. Chigüiro viaja en chiva. 1. ed. Bogotá: Babel Libros, 2006.

DE ANDRADE, O. Manifiesto Antropófago. Revista de Antropofagia, 1928.

DURÁN ARMENGOL, T. QUÉ ENTENDEMOS POR ILUSTRACIÓN ILUSTRACIÓN,

COMUNICACIÓN, APRENDIZAJEFecha de entrada. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.educacion.es/re2005/re2005_18.pdf>. Acesso em: 8 out. 2018.

ELÍAS, W.; CHICAGO, D. La Extraordinaria Historia de Walt Disney. Perú, p. 10, 1966.

FANUEL HANÁN DÍAZ. Literatura Infantil Latinoamericana. Encuentro internacional de escritores:

“La literatura infantil y juvenil en escena”. Anais...Ecuador: 2011

FLORES, T. M. La imagen como nuevo símbolo cultural. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/3458/b15760224.pdf?sequence=1>. Acesso em: 8 out. 2018.

GALEANO, E. A Descoberta Da America (que Ainda Nao Houve). [s.l: s.n.].

GIARDINELLI, M.; PIÑÓN, V. M. El oso marrón. Disponível em: <http://www.comunicarteweb.com.ar/fichaLibro?bookId=1339>. Acesso em: 26 out. 2018.

HERKENHOFF, P. Bienal 1998: principios e processos. Tròpico, 1998.

LAPEÑA, G.; HIDALGO, M. C. El tratamiento de la Memoria Histórica en el álbum ilustrado Rosa

Blanca. Ocnos Revista de Estudios sobre lectura, v. 16, n. 1, p. 62–78, 2017.

LLERENA, V. Ronsoco en peligro de extinción. Disponível em: <http://biogeomundo.blogspot.com/

e00702017/10/ronsoco-en-peligro-de-extincion.html>. Acesso em: 25 out. 2018.

MARIO REY. Historia de la literatura infantil mexicana. Ana Franco ed. Mexico: [s.n.].

OLIVEIRA, M. DO C. D. A Angústia da Influência nas Artes Visuais, como na literatura, com Harold

Bloom. Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes, v. 3, n. 4, p. 42–50, 21 ago.

OPAZO, F. S. Literatura Infantil en América Latina , de Manuel Peña Muñoz. REVISTA ANALES, v. 7,

n. 6, p. 219–220, 2014.

PIÑON, V. Virginia Piñon Ilustradora. Disponível em: <https://virginiapinon.weebly.com/>. Acesso

em: 17 maio. 2019.

POMBO, R. Cuentos pintados. [s.l: s.n.].

POWERS, A. ERA UMA VEZ UNA CAPA. Reino Unido: [s.n.].

ROBLEDO, B. H. Literatura infantil colombiana. In: EDUCACIÓN Y BIBLIOTECA. [s.l: s.n.]. p. 94.

ROBLEDO, B. H. Literatura infantil colombiana: hilos para una historia. In: [s.l: s.n.]. p. 17–33.

RODRIGUES DA COSTA, ELIZABETH ROMEU, G.; CASTANHA, M. Tutu-Moringa. Sao Paulo: [s.n.].

SÁNCHEZ, C. La identidad en la literatura infantil argentina - Imaginaria No. 83 - 14 de agosto de 2002. Revista quincenal sobre literatura infantil y juvenil, 2002.

VALDIVIA, P. duerme negrito. Santiago de Chile: [s.n.].

VALDIVIA, P. Los de arriba y los de abajo. Pontevedra-España: Kalandraka, 2018.

Downloads

Publicado

12-05-2025

Como Citar

TORRES, Erika Andrea Cristancho. Ilustração na literatura infantil latino-americana: uma imagem holística da memória cultural na globalização. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. e0070, 2025. DOI: 10.5965/198431782012024e0070. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16134. Acesso em: 21 jun. 2025.