(Re) pensando a acessibilidade em ambientes culturais para pessoas com deficiência visual e Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Michele Morgane de Melo Mattos Universidade Federal Fluminense
  • Sídio Werdes de Sousa Machado Universidade Federal Fluminense
  • Cristiane Rodrigues Vieira Universidade Federal Fluminense
  • Ruth Maria Mariani Braz Universidade Federal Fluminense
  • Viviane de Oliveira Freitas Lione Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815042019177

Palavras-chave:

Acessibilidade, Ambiente Cultural, Deficiência Visual, Transtorno do Espectro Autista,

Resumo

Historicamente, as pessoas com deficiência viveram à margem da sociedade que ia se constituindo voltada para uma parte privilegiada da população. A luta dessas pessoas e das demais que formam o grupo de excluídos socialmente conquistou o direito de acesso e participação nos diversos âmbitos da sociedade. Entretanto, na atualidade, ainda é necessário repensar os espaços físicos e sociais para a garantia de seu acesso a todos. Este artigo trata da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, tendo como objetivo refletir sobre a acessibilidade em ambientes culturais,a partir de uma visita a um museu, pensando nas peculiaridades das pessoas com Deficiência Visual e Transtorno do Espectro Autista, através de uma análise qualitativa do ambiente, de seu acervo e de suas funcionalidades. Como resultado, encontramos pontos positivos no ambiente; entretanto, ainda existem algumas barreiras a serem eliminadas como a falta de tecnologia assistiva e necessidade de adaptações no espaço. Concluímos que os espaços diversos precisam repensar o seu ambiente e promover a acessibilidade de pessoas com deficiência para que elas vivenciem esses espaços de forma autônoma e independente efetivamente, não parcialmente. 

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Publicado

01-10-2019

Como Citar

MATTOS, Michele Morgane de Melo; MACHADO, Sídio Werdes de Sousa; VIEIRA, Cristiane Rodrigues; BRAZ, Ruth Maria Mariani; LIONE, Viviane de Oliveira Freitas. (Re) pensando a acessibilidade em ambientes culturais para pessoas com deficiência visual e Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 177–200, 2019. DOI: 10.5965/1984317815042019177. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13336. Acesso em: 20 nov. 2024.