Ações afirmativas: quem são os discentes da pós-graduação no Brasil?

Autores

  • Fabiana Santos Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-2003-0998
  • Ivan Rocha Neto Universidade Católica de Brasília, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Cotas, Discentes, Plataforma Sucupira, Pós-graduação,

Resumo

Esta pesquisa reúne dados de estudos recentes sobre o perfil dos pós-graduandos no Brasil. Apesar da ausência de informações coletadas historicamente e de forma a abranger todos os cursos de mestrado e doutorado, as análises demonstram que mais de 70% dos estudantes deste nível de ensino são brancos. Em maio de 2016, o Ministério da Educação publicou a Portaria Normativa nº 13, estabelecendo prazo para que as instituições federais de ensino superior apresentassem propostas de inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação stricto sensu. A norma também delega à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a atribuição de coordenar a elaboração periódica do censo discente da pós-graduação brasileira, o que, conforme verificado no âmbito desta pesquisa, ainda não está previsto nas ações da instituição. Levantamento realizado com pró-reitores das instituições federais de ensino superior com cursos de mestrado e doutorado apontou que mais de 70% já adotam ações afirmativas em seus processos seletivos. No âmbito da pesquisa, foi proposto um módulo de preenchimento pelo próprio discente na Plataforma Sucupira para que a CAPES possa atender ao previsto na portaria e reunir informações oficiais sobre o perfil discente.

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Biografia do Autor

Fabiana Santos Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa Educação em Ciências da UFRGS/UFSM/FURG, graduada em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É servidora pública federal da carreira de C&T na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), de 2009 a 8/2017 exerceu o cargo de coordenadora de Comunicação Social. Também na Capes atuou como autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) de março/2016 a janeiro/2018.

Ivan Rocha Neto, Universidade Católica de Brasília, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1972) e PhD em Eletrônica - University of Kent (1975). Atualmente é professor voluntário credenciado pela UFRGS para lecionar e orientar a formação de mestres e doutores funcionários da Capes, CNPq e MCTIC. Tem experiência na área de Política Planejamento e Gestão de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em engenharia, gestão do conhecimento, tecnologia, inovação e gestão estratégica. Foi dirigente da Capes, do CNPq, das Universidades Federal da Paraíba e Católica de Brasília e atuou como Secretário Adjunto da ABIPTI.

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Publicado

01-10-2019

Como Citar

PEREIRA, Fabiana Santos; NETO, Ivan Rocha. Ações afirmativas: quem são os discentes da pós-graduação no Brasil?. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 105–127, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13072. Acesso em: 20 nov. 2024.