A comunicação instantânea por dispositivos móveis como suporte pedagógico no processo de ensino e aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Comunicação Instantânea, Formação Docente, Aprendizagem online, Redes Sociais,

Resumo

Este artigo relata resultados de uma pesquisa sobre o uso de mensagens eletrônicas instantâneas no processo de ensino e aprendizagem por professores do ensino médio. A pergunta investigada foi: Quais são as vantagens e os desafios apresentados por professores que utilizam o aplicativo WhatsApp como suporte pedagógico? A fundamentação teórica se encontra em autores que investigam o uso da tecnologia na educação (CASTELLS, 2013; JENKINS, 2009; LEMOS, 2013; LÉVY, 1999). Para estes pesquisadores, a introdução acelerada da tecnologia digital em todas as áreas e, em particular na educação, está afetando a forma como aprendemos e aplicamos nosso conhecimento. Segundo estes autores, o acesso à informação, conhecimento e à comunicação permite avanços sem precedentes no processo de conhecimento. Este é um estudo qualitativo (CRESWELL, 2010) de corte descritivo-interpretativo, que faz uso de técnicas de coleta de dados como questionários, entrevista semiestruturada e seleção dos participantes da pesquisa com a técnica de amostragem bola de neve (BALDIN e MUNHOZ, 2011). Foi aplicado um questionário online que teve 105 respondentes. Posteriormente 10 professores foram entrevistados. Foram identificadas sete dimensões vantajosas na utilização do WhatsApp no processo educativo e cinco dimensões que são obstáculos e dificuldades. A conclusão indica que quando há engajamento, preparação e planejamento docente, a comunicação instantânea por meio do aplicativo em questão tem potencial para tornar-se aliado de práticas pedagógicas exitosas.

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Biografia do Autor

Lúcio França Teles, Universidade de Brasília

Lúcio Teles é Professor Associado, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são a aprendizagem colaborativa online e a estética de interfaces. Graduou-se pela Universidade J. W. Goethe, Frankfurt/M, Alemanha e fez o mestrado na Universidade de Genebra. Em 1987 completou o doutorado na Faculdade de Educação, Universidade de Toronto, em Informática na Educação. Pesquisa OBEDUC – CAPES no site www.proejatransiarte.ifg.edu.br.

Tereza Cristina Rodrigues Miranda, Universidade de Brasília

Fez mestrado em Educação na linha de pesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade de Brasília (ETEC / FE / UnB), 2015-2017. Pós-Graduação com Ênfase em Direção Editorial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em parceria com o Instituto de Altos Estudos em Jornalismo (IAEJ), 2012. Bacharelado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2004-2007. Suas pesquisas abrangem o uso de Tecnologias Digitais na Educação; Cultura, Educação e Tecnologia; Educação a Distância; Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem Colaborativa Online.

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Publicado

01-01-2019

Como Citar

TELES, Lúcio França; MIRANDA, Tereza Cristina Rodrigues. A comunicação instantânea por dispositivos móveis como suporte pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 008–026, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11843. Acesso em: 21 dez. 2024.