Coreografias têxteis: corpo, memória e saberes educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671122025014Palavras-chave:
Artes Têxteis, Artes Visuais, Corpo, EducaçãoResumo
Neste recorte da pesquisa “Coreografias têxteis: corpo, memória e saberes na trama viva da Docência Artista”, exploramos a interconexão entre corpo, prática têxtil e ensino das artes visuais. A ênfase está nos gestos inerentes às práticas têxteis concebidos como performances corporais que transcendem da execução técnica por si só para uma imprescindibilidade relacional e integrativa do ser humano. Além de analisarmos tais gestos em si mesmos e em nossos processos de criação, investigaremos suas implicações educacionais, por meio da repetição, desfazimento, remendo e junção de fios, linhas, agulhas e tecidos na obra têxtil “NÓS, DE MUITAS” que consiste na costura coletiva de uma colcha e que revela nuances específicas sobre os saberes educacionais para a contemporaneidade. Os processos têxteis são um convite à coletivização, assim como fios que se entrelaçam para formar uma trama, os encontros mediados pelos têxteis criam redes de pertencimento e aprendizado. Em espaços formais e não-formais de educação, o fazer têxtil se torna um território de escuta e de experimentação, um lugar onde o tempo é plural e o aprendizado se dá por meio de um envolvimento com o sensível.
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