A narrativa autobiográfica como ritual na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267832022011

Palavras-chave:

Formação Docente, Saber Sensível, A/r/tografia, Arte Têxtil, Corpo e Memória

Resumo

Liame é uma instalação têxtil coletiva, desenvolvida em 2022, com o objetivo de vivenciar narrativas autobiográficas e refletir sobre memórias e docência por meio do saber sensível e do fazer têxtil. Seu fazer relacional reverberou algumas questões: como a narrativa de nossas memórias pode potencializar ações prático-reflexivas por meio do fazer têxtil? Quais memórias carregamos em nossos corpos e como elas podem ser ressignificadas? Como o fazer têxtil - artesanal - potencializa o compartilhamento de memórias sobre a docência? Liame é o resultado de um projeto de Iniciação Científica (PIBIC/UFPE), desenvolvido no Departamento de Artes, da Universidade Federal de Pernambuco. Permeia os campos da Educação da Cultura Visual, A/r/tografia, Arte Têxtil e Estudos da Memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Renato Ferreira, Federal University of Pernambuco

Graciela Renato Ferreira é estudante do curso de Graduação em Artes Visuais/UFPE, bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPE/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (PPGAV/UFPE/UFPB).

Luciana Borre, Federal University of Pernambuco

Professora e coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco. Professora e vice-coordenadora no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). Mestre em Educação pela PUCRS (2008); especialista em Gestão e Planejamento Escolar pela PUCRS (2006) e graduada em Pedagogia pela UFRGS (2004).

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 10 maio 2022.

BORRE, Luciana. Bordando afetos na formação docente. Conceição da Feira: Andarilha, 2020.

DUARTE , J. J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.

HAN, Byung-Chul. O desaparecimento dos rituais: uma topologia do presente. Tradução Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

FERREIRA, Graciela Renato; BORRE, Luciana. A narrativa autobiográfica como ritual na formação docente. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 011–023, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22842. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática