Coreografias têxteis: corpo, memória e saberes educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671122025014

Palavras-chave:

Artes Têxteis, Artes Visuais, Corpo, Educação

Resumo

Neste recorte da pesquisa “Coreografias têxteis: corpo, memória e saberes na trama viva da Docência Artista”, exploramos a interconexão entre corpo, prática têxtil e ensino das artes visuais. A ênfase está nos gestos inerentes às práticas têxteis concebidos como performances corporais que transcendem da execução técnica por si só para uma imprescindibilidade relacional e integrativa do ser humano. Além de analisarmos tais gestos em si mesmos e em nossos processos de criação, investigaremos suas implicações educacionais, por meio da repetição, desfazimento, remendo e junção de fios, linhas, agulhas e tecidos na obra têxtil “NÓS, DE MUITAS” que consiste na costura coletiva de uma colcha e que revela nuances específicas sobre os saberes educacionais para a contemporaneidade. Os processos têxteis são um convite à coletivização, assim como fios que se entrelaçam para formar uma trama, os encontros mediados pelos têxteis criam redes de pertencimento e aprendizado. Em espaços formais e não-formais de educação, o fazer têxtil se torna um território de escuta e de experimentação, um lugar onde o tempo é plural e o aprendizado se dá por meio de um envolvimento com o sensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Julia Ribeiro de Macedo, Universidade Federal de Pernambuco

Artista têxtil, curadora e pesquisadora independente. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2019) e especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS. Integrante do grupo de Pesquisa Ensino das Artes Visuais (CNPq UFPE/UFPB).

Luciana Borre, Universidade Federal de Pernambuco

Professora e coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco. Professora e vice-coordenadora no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). No período de janeiro de 2013 a janeiro de 2014, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Universidade Publica de Navarra, Espanha. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação (GPCVE). Mestre em Educação pela PUCRS (2008); especialista em Gestão e Planejamento Escolar pela PUCRS (2006) e graduada em Pedagogia pela UFRGS (2004).

Referências

AYCA, Elvira Espejo. A dolorosa divisão da arte nos hierarquizou e colonizou por meio da ideia de educação universal. In: MESQUITA, André; LEWIS, Mark (Org.). Arte e descolonização. São Paulo: MASP; Afterall, 2020.

BORRE, Luciana. Bordando Afetos na Formação Docente. Conceição da Feira: Andarilha Edições, 2020.

BUSTOS, Tania Pérez. Gestos Têxteis: uma aproximação material com as etnografias, os corpos e os tempos. Bogotá: Universidade nacional da Colômbia. 2021.

FEDERICI, Silvia. Reencantando o mundo: feminismo e a política dos comuns. São Paulo: Elefante, 2022.

hooks, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. 2 ed. São Paulo: Martin Fontes, 2017.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

KRENAK, Ailton. Memória não queima. Cadernos Selvagem. Rio de Janeiro: Dantes Editora, Biosfera, publicação digital, 2023.

MARTINS, Leda maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MONTERO, Rosa. O perigo de estar lúcida. São Paulo: Todavia, 2018.

RUFINO, Luiz. Ponta-cabeça: educação, jogo de corpo e outras mandingas. Rio de Janeiro: Mórula, 2023.

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.

VICUÑA, Cecilia. A palavra e o fio: poemas escolhidos. São Paulo: Iluminuras, 2024.

Downloads

Publicado

26-09-2025

Como Citar

RIBEIRO DE MACEDO, Ana Julia; BORRE, Luciana. Coreografias têxteis: corpo, memória e saberes educacionais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 014–032, 2025. DOI: 10.5965/244712671122025014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27501. Acesso em: 28 set. 2025.