Encanterias in art/education research: other ways of thinking/doing/feeling about teaching in visual arts
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267932023283Keywords:
encanterias methodology, dissenting art/education, teacher training in visual artsAbstract
The visual essay "Encanterias in Research in Art/Education: Other Ways of Thinking/Doing/Feeling Teaching in Visual Arts" proposes an inventive approach to arts-based educational research, incorporating the principles of Dissenting Art/Education and the methodology of encanterias . Investigating the concept of "encanterias", the essay seeks to offer alternative perspectives to rethink and reconceptualize teaching practice in visual arts. Through visual language, the work presents different ways of approaching teaching, integrating cultural, aesthetic and pedagogical elements in a unique way. The proposal aims to inspire critical reflection on the transformative possibilities that encanterias, within the context of Dissident Art/Education, can offer to the field of Art/Education, promoting a deeper connection between artistic practice, research and teaching experience. The images present in this essay present research from course completion work by students of the Degree in Visual Arts at the Federal University of Amapá, under the guidance of Prof. Dr. Fábio Wosnaik.
Downloads
References
WOSNIAK, Fabio. Desaprender, perguntar-se, escutar: rotas para pensar uma arte educação dissidente. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 53–73, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023053. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22809. Acesso em: 15 dez. 2023.
WOSNIAK, FÁBIO. Saberes de encaterias na pesquisa e na formação inicial em artes visuais: percursos para uma arte/educação dissidente. In: 32º Encontro Nacional da ANPAP - Formas de vida, 2023, Fortaleza. Formas de Vida - Anais do 32º Encontro Nacional da ANPAP. Fortaleza: Even3, 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Erlon Santos Silva, Fabio Wosniak
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.