DEVANEIOS POÉTICOS NA TRAVESSIA DOCENTE

Autores

  • Fábio Wosniak Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267332017078

Resumo

Resumo

Neste ensaio visual, apresento parte da minha pesquisa de doutoramento desenvolvida no PPGAV/UDESC (2015-2019) sobre formação estética docente. O objetivo desta proposta de formação foi, primeiro, desenvolver a partir de fundamentos filosóficos da arte como experiência, uma prática-estético-artística no percurso formativo de estudantes de Licenciaturas e professores. O projeto desta formação – intitulada Uróboro -  pode ser apreendida como uma proposta, situada em uma perspectiva teórica e metodológica cujo exercício constante é inquirir sobre as aprendizagens nascentes dos encontros desses profissionais e estudantes com as experiências estéticas no campo das Artes Visuais, como também no encontro destes com obras de Artes, ou ainda, no encontro com suas próprias produções estético-artísticas. Refletindo sobre as experiências educativas vindouras desse percurso é que se anunciará novas maneiras de habitar e experimentar a docência, o mundo, os conhecimentos.

 

Palavras-chave: Formação estética docente. Arte como experiência. Experiência estética. Colagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Wosniak, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais sob a orientação da Profa. Dra. Jociele Lampert- PPGAV/UDESC; Mestre em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais - PPGAV/UDESC; Pedagogo habilitação em S.I. e E. I /2006 e S.E./2012 FAED/UDESC; Psicanalista; extensão em História, Sociedade e Cultura - PUC/SP e imaginação Infantil e Arte Educação ? PUC/SP. Fábio trabalhou como Coordenador; Assessor Pedagógico e Professor de Artes em instituições Públicas e Particulares de SC e SP. Em São Paulo, Fábio trabalhou nos anos de 2006 - 2011 como Assessor da Prefeitura do Município de São Paulo em Arte Educação, Brincadeiras e Teatro. Vice-Coordenador da Rede de Educadores de Museus de Santa Catarina - REM/SC (Gestão 2013-2015), membro/ pesquisador do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia - Coordenado pela Profa. Dra. Mirian Celeste Martins (Mackenzie/SP), membro/pesquisador do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem (UDESC/CNPQ) e integrante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke - ambos coordenados pela Profa. Dra. Jociele Lampert (UDESC).Participa como editor assistente no periódico online Revista Apotheke. atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Educação, Arte e Pedagogia, Formação Docente em Artes Visuais. 

Referências

http://lattes.cnpq.br/6525393533253057

Doutorando em Artes Visuais - PPGAV/UDESC, Mestre em Artes Visuais - PPGAV/UDESC, Pedagogo habilitação em S.I. e E. I /2006 e S.E./2012 FAED/UDESC.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

WOSNIAK, Fábio. DEVANEIOS POÉTICOS NA TRAVESSIA DOCENTE. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.5965/24471267332017078. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/12051. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Notas sobre Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>