Ensino de Arte na Pedagogia: possibilidades na formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267332017039Keywords:
teacher formation , teaching, visual artAbstract
The objective of this work is to articulate some questions about continuing education in the visual arts for pedagogues. Here, the focus is on discussing questions about teacher education itself, including some historical aspects about how teacher training is being thought about in educational settings; to point out a little of the course of a course of continuous formation realized with teachers of the municipal network of education of the prefecture of Florianópolis / SC; as well as to propose some questions to problematize spheres of teacher training and to try other paths for the continued formation. For this purpose, some theoretical articulations are listed as a means of enhancing discussion and expanding possibilities in educational spaces in concomitance with the presentation of the proposal.
Downloads
References
ASPIS, Renata Lima. Resistências nas sociedades de controle: um ensino de filosofia e subversões. In: AMORIM, Antônio
Carlos; GALLO, Silvio; OLIVEIRA, Wenceslao Machado de. (orgs.). Conexões: Deleuze e Imagem e Pensamento e... Petrópolis: De Petrus, 2010.
CORAZZA, Sandra Mara. O docente da diferença. Revista Periferia/FEBF. Uerj, vol.1, nº 1, 2008. Disponível em http://www.febf.uerj.br/periferia/index_files/Page892.html Similar. Acesso em 12 de fevereiro de 2017.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2009
GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. - 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013
GALLO, Silvio. As múltiplas dimensões do aprender. Congresso de Educação Básica: Aprendizagem e Currículo. Florianópolis, 2012.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, Arte e Invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.
LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, Experiência e Tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
TADEU, Tomaz. A filosofia de Deleuze e o Currículo. Goiânia: Núcleo Editorial da FAV, 2004.
VEIGA-NETO. Algumas raízes da Pedagogia moderna. In: ZORZO, Cacilda; SILVA, Lauraci D. & POLENZ, Tamara (org.). Pedagogia em conexão. Canoas: Editora da ULBRA, 2004. p. 65-83. ISBN: 85-7528-104-6.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.