Encanterias na pesquisa em arte/educação: maneiras outras de pensar/fazer/sentir a docência em artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267932023283

Palavras-chave:

metodologia das encanterias, arte/educação dissidente, formação docente em artes visuais

Resumo

O ensaio visual "Encanterias na Pesquisa em Arte/Educação: Maneiras Outras de Pensar/Fazer/Sentir a Docência em Artes Visuais" propõe uma abordagem inventiva na pesquisa educacional baseada nas artes, incorporando os princípios da Arte/Educação Dissidente e a metodologia das encanterias. Investigando o conceito de "encanterias", o ensaio busca oferecer perspectivas alternativas para repensar e reconceituar a prática docente em artes visuais. Por meio da linguagem visual, o trabalho apresenta diferentes maneiras de abordar o ensino, integrando elementos culturais, estéticos e pedagógicos de forma singular. A proposta visa inspirar uma reflexão crítica sobre as possibilidades transformadoras que as encanterias, dentro do contexto da Arte/Educação Dissidente, podem oferecer ao campo da Arte/Educação, promovendo uma conexão mais profunda entre o fazer artístico, a pesquisa e a experiência docente. As imagens presentes neste ensaio apresentam pesquisas de trabalhos de conclusão de curso de acadêmicos/as da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Wosniak.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Wosniak, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Artes Visuais (UDESC), Professor, Vice coordenador da Licenciatura em Artes Visuais da UNIFAP/AP, vice diretor de Departamento e Diretor da EDITUNIFAP. Colaborador no Mestrado Profissional em Artes da URCA/CE. Líder do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais/CNPq/UNIFAP

Erlon Santos Silva, Universidade Federal do Amapá

Graduando no Curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Amapá, bolsista de IC sob a coordenação do Prof. Dr. Fábio Wosniak. Membro do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais - CNPq/UNIFAP. Sobre as imagens: Cianotipias a partir de fotografias.

Referências

WOSNIAK, Fabio. Desaprender, perguntar-se, escutar: rotas para pensar uma arte educação dissidente. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 53–73, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023053. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22809. Acesso em: 15 dez. 2023.

WOSNIAK, FÁBIO. Saberes de encaterias na pesquisa e na formação inicial em artes visuais: percursos para uma arte/educação dissidente. In: 32º Encontro Nacional da ANPAP - Formas de vida, 2023, Fortaleza. Formas de Vida - Anais do 32º Encontro Nacional da ANPAP. Fortaleza: Even3, 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

WOSNIAK, Fabio; SILVA, Erlon Santos. Encanterias na pesquisa em arte/educação: maneiras outras de pensar/fazer/sentir a docência em artes visuais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 283–295, 2024. DOI: 10.5965/24471267932023283. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24755. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>