Encanterias na pesquisa em arte/educação: maneiras outras de pensar/fazer/sentir a docência em artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267932023283Palavras-chave:
metodologia das encanterias, arte/educação dissidente, formação docente em artes visuaisResumo
O ensaio visual "Encanterias na Pesquisa em Arte/Educação: Maneiras Outras de Pensar/Fazer/Sentir a Docência em Artes Visuais" propõe uma abordagem inventiva na pesquisa educacional baseada nas artes, incorporando os princípios da Arte/Educação Dissidente e a metodologia das encanterias. Investigando o conceito de "encanterias", o ensaio busca oferecer perspectivas alternativas para repensar e reconceituar a prática docente em artes visuais. Por meio da linguagem visual, o trabalho apresenta diferentes maneiras de abordar o ensino, integrando elementos culturais, estéticos e pedagógicos de forma singular. A proposta visa inspirar uma reflexão crítica sobre as possibilidades transformadoras que as encanterias, dentro do contexto da Arte/Educação Dissidente, podem oferecer ao campo da Arte/Educação, promovendo uma conexão mais profunda entre o fazer artístico, a pesquisa e a experiência docente. As imagens presentes neste ensaio apresentam pesquisas de trabalhos de conclusão de curso de acadêmicos/as da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Wosniak.
Downloads
Referências
WOSNIAK, Fabio. Desaprender, perguntar-se, escutar: rotas para pensar uma arte educação dissidente. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 53–73, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023053. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22809. Acesso em: 15 dez. 2023.
WOSNIAK, FÁBIO. Saberes de encaterias na pesquisa e na formação inicial em artes visuais: percursos para uma arte/educação dissidente. In: 32º Encontro Nacional da ANPAP - Formas de vida, 2023, Fortaleza. Formas de Vida - Anais do 32º Encontro Nacional da ANPAP. Fortaleza: Even3, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erlon Santos Silva, Fabio Wosniak
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.