Ter um pano, ter um p(l)ano: tramar docências em meio ao estágio curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024242

Palavras-chave:

formação docente em artes visuais, estágio curricular, constituição de si

Resumo

O texto ensaia acerca e a partir de percursos docentes engendrados em disciplina de Estágio Curricular em Artes Visuais, proposta na formação inicial de arte educadores/as. A escrita desdobra-se a partir da apropriação de um tecido de algodão cru, um pano, sobre o qual o plano da disciplina desenvolveu-se. Sobre o p(l)ano algumas proposições foram executadas, mas também houve a apropriação deste pano como superfície de intervenção, de modo espontâneo pelos/as participantes. Exercita-se, assim, os processos de constituição docente desde intercessores poéticos e conceituais, partindo de inspirações A/R/Tográficas (Irwin, 2013) e cartográficas (Rolnik, 2016), em seus meandros metodológicos. O campo teórico vale-se de Larrosa (2004, 2017, 2018), Pereira (2016), Martins (2012), entre outras e outros. Discorre, em sua primeira parte, da instauração do p(l)ano; passa a uma escrita que narra operações e exercícios nesse p(l)ano; e, por fim, aborda aspectos da constituição docente pela perspectiva da formação estética. Aponta para a fundamental necessidade da formação estética docente, partindo, para tal, de exercícios teórico-práticos que reflitam as possibilidades de constituição poética das docências.

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Biografia do Autor

Daniela da Cruz Schneider, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Instituto de Letras e Artes (ILA), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela Universidade Federal de Pelotas; Experiência docente da área de Didáticas e Metodologias do Ensino da Arte, supervisão de estágios na área de Artes Visuais e práticas formativas em Artes Visuais. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Maloca Pandêmica: Gambiarras Docentes (FURG/UFPel). Coordena o Grupo de Estudos AFEE! - Arte, Formação e Experiência Estética (FURG). Vem desenvolvendo pesquisa nas conjugações ente arte e educação, centrando-se em poéticas docentes e formação estética.

Lívia Lempek Trindade Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atual mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-FURG) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFPel).

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

SCHNEIDER, Daniela da Cruz; MONTEIRO, Lívia Lempek Trindade. Ter um pano, ter um p(l)ano: tramar docências em meio ao estágio curricular. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 242–259, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024242. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24656. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática