Um diálogo com os tratadistas antigos: sobre geometria e processos pictóricos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024277

Palavras-chave:

pintura, prática de ateliê, composição, geometria, secção áurea

Resumo

Há uma corrente estética vencedora no século XX. Impôs-se mais ou menos a todas as outras. Essa corrente é o expressionismo. A sua predominância niveladora, como proposta estética universal, instalou-se com todas as suas variantes numa parte significativa do chamado sistema da arte contemporânea e, concomitantemente, em muitas práticas de ensino das escolas de artes visuais. Dado que na nossa prática docente detetamos evidentes dificuldades manifestadas pelos estudantes de artes visuais, no que respeita à composição pictórica, propomos uma releitura, estudo e reinterpretação contemporânea dos processos geométricos utilizados de diversas formas pelos mestres antigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Charréu, Instituto Politécnico de Lisboa

Licenciado em Belas Artes, Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1990), mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1995) e doutor em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Barcelona, Espanha (2004). É pós-doutor pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2021). Foi docente da Universidade de Évora (1994-2013) e da Universidade Federal de Santa Maria, no Brasil (2013-2016). Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Formação e Investigação em Artes e Design da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, sendo também professor convidado no mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Foi também professor visitante em várias universidades europeias, americanas e latino-americanas. Os seus interesses investigativos, abordados em mais de uma centena de publicações, cobrem um amplo espetro de temas que vão da Educação Artística e da Teoria da Arte e Cultura Visual, até à pedagogia crítica e cultural e ilustração científica, passando também pelas metodologias emergentes de investigação em educação e artes.

Referências

ALBERTI, Leon Battista. De la pintura y otros escritos sobre arte. Madrid: Editorial Tecnos, 1999.

BOULEAU, Charles. Tramas: La geometria secreta de los pintores. Madrid: Akal, 1996.

BRANCO, Rosa Alice. A Condição secreta do visível: a percepção na natureza e nas artes. S. Paulo: Escrituras, 2009.

BURSILL-HALL, Piers. Why do we study Geometry? Answers through the ages. Cambridge: University of Cambridge, 2002.

CACHORRO-FERNÁNDEZ, Emílio. Geometry in architecture and art of the 20th century: The cube as reference shape, Goya, n.338, jan-mar, p.76-83, 2012.

CASIMIRO, Luis Alberto. Quatro pinturas do retábulo da Sé de Lamego: análise iconográfica e geométrica, Ciências e Técnicas do Património, I Série vol. 2, pp. 443-472, 2003.

COLMAN, Samuel. Harmonic proportion and form in nature, art and architecture. Nova Iorque: Dover Publications Inc., 2003.

COXETER, H.S.M. Projective Geometry. Berlim: Springer-Verlag, 1987.

FIELD, J.V. The invention of infinity, Oxford: Oxford University Press, 1997.

GHYKA, Matila C. Estética de las proporciones en la naturaleza y en las artes, 3ª Ed. Barcelona: Editorial Poseidon, 1983.

HARTSHORNE, R. Foundations of Projetive Geometry, Reading: Benjamin Cummings, 1967.

HAWKING, Stephen. Aos ombros dos gigantes. Lisboa: Texto Editores, 2010.

HUNTLEY, H. E. The divine proportion: A study in mathematical beauty. New York: Dover Publications, Inc., s.d.

JOHNSON, Paul. (2007) Criadores. Lisboa: Alêthea Editores, 2007.

KLINE, M. Foreword in: Russel, B.A.W. An essay on the foundations of geometry. New York: Dover Publications. 1956.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.) A Pintura, Textos essenciais, Vol3. S. Paulo: Editora 34, 2008.

LIVIO, Mario. The Golden Ratio: the story of phi the most astonishing number. New York: Broadway Books, 2003.

PACIOLI, L. La divina proporción. Madrid: Akal, 1991.

PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Edições 70, 2006.

PEDOE, Dan. Geometry and the visual arts. Nova Iorque: Dover Publications Inc., 1976.

RAILING, Patricia; WALLIS, Caroline. Beyond the horizon: Coherent geometric systems in Rodchenko´s painting. Structurist, n.49/50, p.66-73, 2009/2010.

SIDNEY, Tillim. What Happened to Geometry. Arts Magazine, jun59, Vol.33 (9) p.38-44, 1959.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

CHARRÉU, Leonardo. Um diálogo com os tratadistas antigos: sobre geometria e processos pictóricos contemporâneos. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 277–291, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024277. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24989. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática