SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS OU ARTE COMO EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267322017076Keywords:
arts as experience , teaching/learning in visual art, art , art educationAbstract
This article presents some reflections on the concepts of Art as Experience and teaching / learning processes in Visual Arts, tangentially the art fields , Art Education and painting teaching, having as axis the methodological approach that has been researched in the study group Apotheke painting studio and the graduation classes and Graduate Studies in Visual Arts at the University of the State of Santa Catarina - UDESC .
Downloads
References
AMARAL, Maria Nazaré de C. Pacheco. Dewey: Filosofia e experiência Democrática. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o Ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DEWEY, John. A Escola e a Sociedade a Criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D’água, 2002.
DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1971.
DUVE, Thierry de. Fazendo escola (ou refazendo-a?). Chapecó: Argos, 2012.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998.
TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
WESTBROOK, Robert B. TEIXEIRA, Anísio. John Dewey (trad. e org. José Eustáquio Romão,Verone Lane Rodrigues). Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010. Coleção Educadores (MEC). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.