O Teatro de Sombras e o Brincar: Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040820240204

Palavras-chave:

Teatro de Sombras. Educação Infantil. Brincar.

Resumo

Este artigo explora o teatro de sombras como uma prática lúdica na educação infantil, destacando seu papel no estímulo ao brincar, à criatividade e ao desenvolvimento das crianças. Através de práticas artísticas, busca-se promover a expressão individual, a autonomia e a imaginação. O teatro de sombras, como abordagem pedagógica, oferece experiências que envolvem a manipulação de luz e sombra, favorecendo o desenvolvimento integral. O estudo também relata três momentos da aplicação prática dessa técnica, demonstrando sua eficácia na educação infantil e seu valor como recurso para estimular o imaginário e a livre expressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Aparecida Knutez, 48-996457869

Mestra em Artes Cênicas pelo programa PPGAC - UDESC; Pós-Graduada em Arteterapia em nível de Pós-graduação Lato-senso pela Faculdade de Ciências e Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão Censupeg; Graduada em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC; Graduada em Pedagogia pela Facudade da Lapa FAEL; Atua como professora de Artes no Município de Biguaçu.

Referências

AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Editora da universidade de São Paulo, 1991.

BALARDIM, Paulo; RECIO, Liliana Perez. Quando animação se torna aprendizado. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 017–026, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view /1059652595034701202019017 . Acesso em: 30 set. 2024.

BARBIERI, Stela; BAROUKH, Josca Ailine; CARAPETO, Maria Cristina (Org.) Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2012.

DE OLIVEIRA, Fabiana Lazzari. Alumiar – Uma formação em fluxo. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 188–214, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view /1059652595034701202019188 .Acesso em: 30 de set. 2024.

FAVERO, Alexandre. Cartilha brasileira de teatro de sombras: Estudos e propostas para criar e experimentar um teatro de sombras contemporâneo. Porto Alegre: Cia. Teatro Lumbra e Clube da Sombra Ltda, 2010.

FERRARI, Federica. O Teatro de Sombras. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 18, p. 142–155, 2018. DOI: 10.5965/2595034702182017142. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br /index.php/moin/article/view/1059652595034702182017142 . Acesso em: 30 set. 2024.

FISCHER, Ernest. A necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

LANZ, Rudolf, A Pedagogia Waldorf Caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 2016.

LAZZARI DE OLIVEIRA, Fabiana. Da pratica pedagógica à atuação no teatro de sombras: um caminho na busca do corpo-sombra. Florianópolis: UDESC, 2018.

LIVRAGA, JORGE ANGEL. Artistas e artesãos. Nova Acrópole. Belo Horizonte: 2010.

MACHADO, Maria Clara. Como fazer teatrinho de bonecos. Rio de janeiro: Agir, 1970.

OBRY, Olga, O Teatro na Escola. São Paulo: Melhoramentos, 1956.

OLIVEIRA, Melissa Marques Torres. O poder da máscara no psicodrama: sombra e luz. São Paulo: SOPSP-PUC, 2012.

PEREIRA, Abel Lopes; BRAGA, Ana Socorro Ramos & BORRALHO, Tácito Freire. Teatro de animação para sala de aula e ação cultura. São Luis: EDUFMA. 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

KNUTEZ, Gisele Aparecida. O Teatro de Sombras e o Brincar: Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 08, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/27644669040820240204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/26312. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: SOMBRA EM FOCO: Ensino-aprendizagem, poéticas e práticas com sombras e luzes no desenho de cena