Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Revista A LUZ EM CENA publica textos inéditos - artigos, relatos, traduções, entrevistas e resenhas – em português e espanhol, resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas nas áreas de iluminação, cenográficas e tecnológicas voltadas para a pedagogia e a poética cênica ou para áreas afins.
  • O/a autor/a garante que o texto é uma contribuição original e inédita de sua autoria (eventualmente, partilhada com os/as autores (as) que você inseriu no sistema) e que não foi publicado (no todo ou em parte) nem está em avaliação por outro veículo de comunicação.
  • Os/as autores/as devem ter, preferencialmente, vínculo acadêmico em graduação, mestrandos/as acompanhados/as de um orientador, mestres, doutorandos/as e doutores/as.
  • Artistas reconhecidos/as por seus pares, em sua área de atuação, e referendados/às pelos Editores/as ou Editores/as dos Dossiês, podem publicar artigos e/ou relatos nos dossiês da revista A LUZ EM CENA, mesmo que estes/as autores/as não possuam titulação acadêmica, ou possuam apenas graduação. Com isso a revista passa a reconhecer o/a artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo criativo.
  • O/a autor/a declara que nenhum dos autores deste artigo possui outro artigo em avaliação nesta revista; que nenhum deles publicou artigo nesta revista anteriormente ou que cumprem o interstício de 12 meses entre a última publicação e esta submissão.
  • O/a autor/a declara que o texto está em espaço 1,5; fonte Arial - 12 pontos; faz uso de aspas e itálico conforme padrão da revista. Formato Word, ou similares, não excede 8MB.
  • O/a autor/a declara que o trabalho apresenta título de resumo e palavras-chave.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto e não ao final e cada uma possui a respectiva legenda centralizada e logo abaixo.
  • Ao enviar o texto, o autor aceita as normas da revista e cede os direitos de publicação do trabalho para revista A LUZ EM CENA – Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas.
  • O/a autor/a declara que o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • O/a autor/a declara que a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Declaração final do/a autor/a de que a submissão deste artigo implica a aceitação de futuras solicitações de avaliação de artigos para esta revista como parecerista ad hoc.

Diretrizes para Autores

I – Aspectos Gerais:

  1. A Revista A LUZ EM CENA publica, exclusivamente, textos inéditos - artigos, relatos, traduções, entrevistas e resenhas - resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de iluminação e cenográficas, voltados para a poética cênica e para campos associados. Os textos podem ser escritos em português ou em espanhol.
  2. É recomendado que textos ligados a performances, espetáculos ou similares apresentem imagens e/ou vídeo/link que devem vir no corpo do texto, legendados abaixo da inserção, em espaço simples, centralizados. Os autores declaram ter os direitos de exibição das imagens inseridas.
  3. Os/as autores/as devem ser, preferencialmente acadêmicos/as ou mestrandos/as acompanhados/as de seu/sua orientador/a, mestres/as, doutorandos/as, doutores/as, com pesquisas voltadas para as áreas temáticas.
  4. Artistas reconhecidos/as por seus pares, em sua área de atuação, e referendados/as pelos/as Editores/as  Colaboradores/as ou pelos/as responsáveis pelos Dossiês temáticos podem publicar artigos e/ou relatos nos dossiês da Revista A LUZ EM CENA, mesmo que não possuam titulação acadêmica, ou somente a graduação. Com isso passamos a reconhecer o/a artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo criativo.
  5. As submissões poderão ser arquivadas pela Editoria no caso de os/as autores/as responsáveis não responderem aos pareceres em até seis meses.
  6. Textos que compõem seções temáticas organizadas por pesquisador/a convidado/a ou espontâneo devem ser inseridos no sistema pelo/a próprio/a autor/a e passam pelo mesmo processo de avaliação por pares. Veja os detalhes no item "Processo de avaliação por pares".
  7. Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes. O Editorial faz a revisão dos textos de acordo com as normas da RevistaA LUZ EM CENA.
  8. Esta revista segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto e proporciona livre acesso ao seu conteúdo. Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros/as distribuam, remixem, adaptem e criem com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.  

Alguns exemplos de referências: 

  • Livro: VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memórias Urbanas. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
  • Capítulo de livro: CHARTIER, Roger. Editar Shakespeare. In:PARANHOS, Kátia (org.) História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 15-33.
  • Dissertação e tese:XAVIER, Jussara Jinping. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas. 2012. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
  • Artigo de periódico: ROPA, Eugenia Casini. A dança urbana ou sobre a resiliência do espírito da dança. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 113-121, jul. 2012.
  • Artigo de jornal: ALVES, Uelinton Farias. A experiência teatral do poeta Cruz e Souza. Suplemento Cultural de Santa Catarina: Ô Catarina,Florianópolis, ano 2, 13 dez. 2013. (nome da seção), p. 9. 
  • Trabalho publicado em anais: CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: CONGRESSO ABRACE, 6., 2010, São Paulo. Anais: São Paulo: USP, 2010, p. 1-5.
  • Publicação on-line:  RADRIGÁN, Valeria. Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. Telondefondo: Revista de teoría y crítica teatral, Argentina, n. 15, jul. 2012. Disponível emhttp://www.telondefondo.org/numeros-anteriores/21/numero15/. Acesso em: 22 abr. 2014.

Artigos

Política de dossiês temáticos:

Esta seção é composta por artigos inéditos, de relevância para a área temática dos referidos dossiês, cujo tema - devidamente justificado e relacionado à área de concentração do programa ao qual a revista está vinculada - poderá ser proposto por representantes da Equipe Editorial, do Conselho Editorial, do Conselho de Pareceristas, ou por pesquisadores interessados.

A Equipe dos Dossiês Temáticos será composta no mínimo por três e no máximo por cinco proponentes. A Editoria estimula os organizadores dos dossiês temáticos a pertencer a diferentes instituições de ensino e pesquisa situadas em diferentes Estados ou outros países.

Não há periodicidade estabelecida para a publicação dos dossiês temáticos, mas as chamadas devem ser publicadas no sítio da revista A LUZ EM CENA com antecedência à data de publicação. A Editoria está aberta a receber propostas de dossiês temáticos e analisá-los. As propostas devem conter resumos da temática e acompanhadas dos currículos dos proponentes.

Os artigos enviados aos Dossiês Temáticos serão avaliados pelos membros dos Comitês Editoriais específicos e por pareceristas destinados a cada dossiê. Serão submetidos ao sistema de avaliação duplo-cego. Todos os dossiês temáticos indicarão uma data limite  (deadline) para a submissão, cuja observância pelo autor é necessária, entretanto, não garante a priori que o texto seja analisado em tempo hábil para integrar o respectivo dossiê, pois é preciso levar-se em consideração todo o tempo necessário para a evolução normal do processo de revisão e avaliação cega por pares. Trata-se, assim, de um indicador do limite máximo para que uma contribuição tenha chance de ser avaliada no intuito de ser incluída em um dossiê. Por isso, a Editoria reitera fortemente que os autores submetam suas contribuições com o máximo de antecedência possível. 

Política de Privacidade

Política de privacidade:

As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores/as. A publicação de artigos, fotos e desenhos deverá ser autorizada pelos responsáveis ou seus/suas representantes. Os nomes e endereços informados na revista não estão disponíveis para outras finalidades ou para terceiros/as.

 

Política de Acesso Aberto:

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

 

Taxas para submissão e publicação de textos: A revista A LUZ EM CENA não cobra taxas de submissão e processamento de artigos (APCs).  

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.