Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

I – Aspectos Gerais:

  • A Revista A Luz em Cena publica, exclusivamente, textos inéditos - artigos, relatos, traduções, entrevistas e resenhas - resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de iluminação e cenográficas, voltados para a poética cênica e para campos associados. Os textos podem ser escritos em português ou em espanhol.
  • É recomendado que textos ligados a performances, espetáculos ou similares apresentem imagens e/ou vídeo/link que devem vir no corpo do texto, legendados abaixo da inserção, em espaço simples, centralizados. Os autores declaram ter os direitos de exibição das imagens inseridas.
  • Os/as autores/as devem ser, preferencialmente acadêmicos/as ou mestrandos/as acompanhados/as de seu/sua orientador/a, mestres/as, doutorandos/as, doutores/as, com pesquisas voltadas para as áreas temáticas.
  • Artistas reconhecidos/as por seus pares, em sua área de atuação, e referendados/as pelos/as Editores/as  Colaboradores/as ou pelos/as responsáveis pelos Dossiês temáticos podem publicar artigos e/ou relatos nos dossiês da Revista A Luz em Cena, mesmo que não possuam titulação acadêmica, ou somente a graduação. Com isso passamos a reconhecer o/a artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo criativo.
  • As submissões poderão ser arquivadas pela Editoria no caso de os/as autores/as responsáveis não responderem aos pareceres em até seis meses.
  • Textos que compõem seções temáticas organizadas por pesquisador/a convidado/a ou espontâneo devem ser inseridos no sistema pelo/a próprio/a autor/a e passam pelo mesmo processo de avaliação por pares. Veja os detalhes no item "Processo de avaliação por pares".
  • Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes. O Editorial faz a revisão dos textos de acordo com as normas da Revista A Luz em Cena.
  • Esta revista segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto e proporciona livre acesso ao seu conteúdo. Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros/as distribuam, remixem, adaptem e criem com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.  

II - Normas para a submissão de artigos, relatos, traduções e entrevistas

  • Os textos devem ser encaminhados por meio do sistema OJS ttp://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena) no qual os dados dos/as autores/as (Orcid, afiliação institucional, e-mail, Lattes) devem ser inseridos somente no formulário do sistema, inclusive a sua biografia de até três linhas, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas e artísticas. O arquivo com o artigo e relato deve estar livre de qualquer tipo de identificação, seja pelo nome dos/as autores/as digitados no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de informações por intermédio das quais se possa deduzir a autoria. Caso tenha dificuldades de tornar o artigo anônimo, basta mencionar o fato nos "comentários ao editor" durante o processo de submissão online. A Editoria responderá ao(à) remetente, confirmando o recebimento do arquivo.
  • Os arquivos devem ser formatados em arquivo Word (formato DOC) ou similar, formato:
    1. Fonte Arial, tamanho 12 e espaço 1,5;
    2. Margens de 3 cm (superior e esquerda), e 2 cm (Direita e inferior);
    3. Citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 11, sem aspas e recuo de quatro cm da margem esquerda;
    4. Aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;
    5. Usa-se itálico para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;
    6. Não usar CAIXA ALTA, a não ser no nome do autor na indicação das referências entre parênteses e em siglas, conforme especificações da ABNT;
    7. Usa-se sublinhado apenas para URL;
  • Os artigos, relatos, traduções e entrevistas podem ter entre 20.000 e 60.000 caracteres (inclui espaços), com referências, notas, imagens, tabelas, etc. O arquivo limita-se a 8 MB
  • As resenhas devem ter entre 5.000 a 20.000 caracteres com espaço.
  • O arquivo deve apresentar o título em português, espanhol e inglês (com no máximo 100 caracteres), resumo em português, espanhol e inglês (entre 400 e 700 caracteres com espaços em cada língua), e até cinco palavras-chave em português, espanhol e inglês.
  • Em todas as modalidades de texto (artigos, relatos, traduções, entrevistas e resenhas), as notas devem ser inseridas no rodapé e as referências ao final do texto.
  • A inserção de citações, no artigo, em língua não portuguesa ou espanhola, deve aparecer no corpo do texto em português e em nota de rodapé na língua original, acrescido do nome do/a tradutor/a.
  • As referências devem usar o sistema autor/a /data da seguinte forma: (Sobrenome do/a autor/a, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do/a autor/a, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (SILVA, 1997) ou (SILVA, 1997, p. 452). Diferentes títulos do/a mesmo/a autor/a, mesmo ano, devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (SILVA, 1997a, p. 452).
  • Caso os artigos incluam fotos, desenhos ou materiais gráficos da autoria de terceiros, é indispensável indicação da fonte ou da autoria da imagem. O material deverá vir acompanhado de legendas de identificação.
  • O envio do artigo original implica na autorização para publicação na Revista A Luz em cena por meio da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
  • A Revista A Luz em Cena não aceita contribuições que tenham sido submetidas a mais de um periódico simultaneamente. Se houver alguma chance de a submissão estar sendo avaliada por outro periódico, a comunicação à Editoria deve ser imediata. 
  • As referências devem conter apenas documentos efetivamente citados no trabalho e devem obter a norma ABNT NBR 6023:2018.
  • As citações devem utilizar o sistema autor/a /data com base na norma ABNT 10520/2002. 

 

Alguns exemplos de referências: 

  • Livro: VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memórias Urbanas. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
  • Capítulo de livro: CHARTIER, Roger. Editar Shakespeare. In:PARANHOS, Kátia (org.) História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 15-33.
  • Dissertação e tese:XAVIER, Jussara Jinping. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas. 2012. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
  • Artigo de periódico: ROPA, Eugenia Casini. A dança urbana ou sobre a resiliência do espírito da dança. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 113-121, jul. 2012.
  • Artigo de jornal: ALVES, Uelinton Farias. A experiência teatral do poeta Cruz e Souza. Suplemento Cultural de Santa Catarina: Ô Catarina,Florianópolis, ano 2, 13 dez. 2013. (nome da seção), p. 9. 
  • Trabalho publicado em anais: CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: CONGRESSO ABRACE, 6., 2010, São Paulo. Anais: São Paulo: USP, 2010, p. 1-5.
  • Publicação on-line:  RADRIGÁN, Valeria. Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. Telondefondo: Revista de teoría y crítica teatral, Argentina, n. 15, jul. 2012. Disponível emhttp://www.telondefondo.org/numeros-anteriores/21/numero15/. Acesso em: 22 abr. 2014.

Fluxo Contínuo

Seção de artigos inéditos que tratam de tema diferente da temática central da edição. Trata-se de espaço reservado à publicação de textos que tratam de temática emergente e/ou que seja relevante para o campo das Artes Cênicas.

Traduções

Esta sessão é específica para texto em outras linguas e traduzidos para a lingia portuguesa a fins de publica-los 

Memorial de Criação Cenográfica

Esta sessão é destinada a memoriais de criação cenográficas

Relatos

Nesta seção também serão aceitos, além de acadêmicos, mestrandos (junto com seus orientadores), mestres, doutorandos e doutores, trabalhos de artistas/pessoas referenciadas por suas atividades artísticas ou acadêmicas, mas que não possuem títulos de Mestre ou Doutor. Os trabalhos devem possuir referencial acadêmico. Apresentar crítica analítica. E a temática do relato ser de relevância para as áreas cenográficas e tecnológicas voltadas a poética cênica. Os relatos/artigos serão avaliados pelos pares, tal como os demais artigos da Revista A Luz em Cena.

Entrevistas

- Esta seção é composta de entrevistas com pesquisadores/artistas vinculados às áreas cenográficas e tecnológicas voltadas para as poéticas cênicas e utilizadas pelos entrevistadores em trabalhos de levantamento histórico ou de pesquisa.

Resenha

Esta seção se constitui em resenha de obras publicadas no Brasil ou no exterior. As resenhas devem vir acompanhadas de imagem da capa do livro e sua referencia bibliográfica de acordo com as normas da ABNT.

 

Debates

Debate sobre temas específicos propostos pela revista A Luz em Cena

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.