Um ateliê pandêmico de modelo reduzido e seu impacto na formação de uma jovem cenógrafa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030620230206

Palavras-chave:

cenografia, modelo reduzido, processo pedagógico

Resumo

Este artigo é um relato da experiência da autora como aluna da disciplina Ateliê de Modelo Reduzido: Maquete-objeto: ‘maquetes de um mundo imaginário’ ministrada pela Profa. Dra. Doris Rollemberg, no período letivo excepcional de 2020.1, no âmbito do curso de graduação em Cenografia e Indumentária da Unirio. Este relato analisa tanto o processo criativo por trás dos trabalhos realizados como também as resultantes textuais (confissões criadoras), bidimensionais (esboços), tridimensionais (maquetes-objeto) e tetradimensionais (livro-objeto) que foram desenvolvidas durante o curso pela autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina da Hora e Almendra, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2022. Graduada em Cenografia e Indumentária pela Escola de Teatro da UNIRIO. É Cenógrafa, figurinista, diretora de arte e artista visual.

Doris Rollemberg Cruz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Teatro pelo PPGAC da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e graduada em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora Associada do Bacharelado em Cenografia e Indumentária da UNIRIO. Atualmente é professora colaboradora na pós-graduação da UNICEN - Facultad de Arte de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina.

Referências

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

CICERO, Antonio. Guardar. Rio de Janeiro: Record, 1996.

FORTUNA, Maria. Diga-me o que sentes, e Pedro Garcia te dirá quem és. “Segundo Caderno”. O Globo, Rio de Janeiro, 28 ago. 2020. , p. 4.

KLEE, Paul. Confissão criadora. [S.l] Expresso Zahar, 2014.

LOPES, Denílson. Invisibilidade e desaparecimento. In: MARGATO, Izabel e GOMES, Renato (org.) Espécies de Espaços: territorialidades, literatura, mídia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

ROCHA, Paulo Archias Mendes da. Maquetes de papel. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ROLLEMBERG, Doris. As asas do inventor. Lisboa: Caleidoscópio, 2022.

ROLLEMBERG, Doris. Tudo por recomeçar (PQ’15) / Triz: a grafia da espada do tempo. Cena, [S. l.], n. 31, p. 54–64, 2020. DOI: 10.22456/2236-3254.104113. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/104113. Acesso em: 2 ago. 2023.

TERÇA-NADA, M. Marcelo Terça-Nada: Portifólio [Internet]. Salvador, [s.d]. Disponível em https://marcelonada.redezero.org/. Acesso em: 30 de dezembro de 2021.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Plano de curso emergencial 2020/1 [Internet]: Escola de Teatro da UNIRIO; 2020. Disponível em: http://www.unirio.br/cla/escoladeteatro/oferta_2020_1/ACG0074Doris.pdf. Acesso em: 30 de dezembro de 2021.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Como Citar

ALMENDRA, Lina da Hora e; CRUZ, Doris Rollemberg. Um ateliê pandêmico de modelo reduzido e seu impacto na formação de uma jovem cenógrafa. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 1–34, 2024. DOI: 10.5965/27644669030620230206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/24466. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: CENOGRAFIAS, ALEGORIAS E DEMAIS ELEMENTOS NO ESPAÇO DA CENA