Navegar é Preciso – A carnavalização alegórica das navegações Europeias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030620230201

Palavras-chave:

navegações, alegorias, semelhança, frase-imagem, imagem sem frase

Resumo

Assim como no teatro, nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro concorrem múltiplos sistemas de significação que promovem uma comunicação complexa a partir de significantes de diversos sistemas de códigos. As alegorias, entre os signos visuais apresentados, se destacam pelo seu potencial semântico: verdadeiros cenários construídos sobre rodas que são idealizados por cenógrafos e iluminadores para veicular as mensagens pretendidas pelos carnavalescos. Este artigo analisa como o mesmo evento histórico – as chamadas Grandes Navegações – foi abordado alegoricamente no Sambódromo carioca sob diferentes operações imagéticas: na representação por semelhança, como frase-imagem e como imagem sem frase (RANCIÈRE, 2012).

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Biografia do Autor

Leonardo Augusto de Jesus, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Artes Visuais / Imagem e Cultura pelo PPGAV/EBA/UFRJ (2023). Pesquisador-organizador do NEsCaFe - Núcleo de Estudos de Carnavais e Festas. Possui Mestrado em História da Dramaturgia - Universidad de Alcalá (2012), diploma revalidado no Brasil pelo Mestrado em Artes da Cena da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Graduado em Artes Cênicas e Cenografia pela EBA/UFRJ (2010).

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Publicado

2024-05-09

Como Citar

JESUS, Leonardo Augusto de. Navegar é Preciso – A carnavalização alegórica das navegações Europeias . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 1–30, 2024. DOI: 10.5965/27644669030620230201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/24350. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: CENOGRAFIAS, ALEGORIAS E DEMAIS ELEMENTOS NO ESPAÇO DA CENA