re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro

Heloise Baurich Vidor

Resumo


Este artigo discute a presença do texto nos processos de ensino e aprendizagem de teatro, colocando em interface os campos do teatro, da literatura e da educação. Práticas de leitura em performance  (Zumthor, 2007), associadas à abordagem lúdica proveniente do fazer teatral, delineiam as ações de encontro com o texto na aula: ler, proferir, escutar e ver, ao invés de dramatizar ou encenar. Através de três experiências com o texto Macbeth, a autora discute o percurso proposto aos jogadores, que partiu da ênfase na teatralidade - atuação e criação de cenas - para a ênfase na leitura do texto.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101282017271



Direitos autorais 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.