As relações entre a disciplina Laboratorio di Sintesi Finale do Politecnico di Milano e o ensino de projeto em moda no Brasil

Leilane Rigatto Martins, Giovanni Maria Conti

Resumo


A partir da experiência no Politecnico di Milano, acompanhando a disciplina Laboratorio di Sintesi Finale, de responsabilidade do professor Giovanni Conti, foi possível registrar as etapas que configuram um processo de projetação em moda e certa ordem para que elas ocorram. Durante esse período, foi possível observar com que frequência é utilizado o vocabulário e práticas do design industrial que, por vezes, é flexibilizado em função das necessidades específicas do design de moda. Além de frequentar as aulas de Conti, foi realizada uma entrevista de caráter exploratório com o docente, visando a coleta de dados primários mais precisos que, posteriormente foram tratados respeitando os métodos da História Oral para a construção de relatos, como aqueles de Alberti (2013), Poupart (2008) e Velho (1980). Dessa forma, a problematização do tema produzida como resultado dessa prática de pesquisa permitiu chegar a reflexões que expõem a importância da prática do design de moda e sua institucionalização para o avanço do campo.


Palavras-chave


etapas de projeto, processo, design de moda

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

GIBERT, Vera Lígia P. O entorno acadêmico e industrial têxtil no vestir e morar brasileiros. 317 p. (Dissertação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

JONES, Sue Jenkin. Fashion design – manual estilista: Sue Jenkyn Jones. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial – Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2007.

McROBBIE, Angela. British Fashion Design: Rag Trade or Image Industry? Londres: Routledge, 1998.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

POUPART, Jean. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

RENFREW, ELINOR; RENFREW, COLIN. Fundamentos de design de moda: Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre: Bookman, 2010.

SEIVEWRIGHT, Simon. Fundamentos de design de moda: Pesquisa e Design. Porto Alegre: Bookman, 2009.

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

VELHO, Gilberto. O desafio da Cidade: novas perspectivas da antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1980.

VICENTINI, Cláudia Regina Garcia. Ferramentas e metodologia de projeto aplicados na criação de produtos para a indústria têxtil-confecção. 157 p. (Tese) - Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas, 2010.

Fontes das Entrevistas

CASTILHO, Kathia. Entrevista realizada com Kathia Castilho, em 15 de dezembro de 2015, na cidade de São Paulo, com 1 hora e 33 minutos de duração.

CONTI, Giovanni Maria. Entrevista realizada com Giovanni Maria Conti, em 21 de junho de 2017, na cidade de Milão, com 44 minutos de duração.

GIBERT, Vera Lígia P. Entrevista realizada com Vera Lígia Pieruccini Gibert, em 25 de novembro de 2014, na cidade de São Paulo, com 2 horas e 27 minutos de duração.

MONÇORES, Aline. Entrevista realizada com Aline Monçores, em 15 de outubro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, com 1 hora e 47 minutos de duração.

STRADA, Nanni. Entrevista realizada com Nanni Strada, em 06 de dezembro de 2017, na cidade de Milão, com 1 hora e 38 minutos de duração.

STRADA, Nanni. Entrevista realizada com Nanni Strada, em 10 de janeiro de 2018, na cidade de Milão por telefone, com 1 hora e 30 minutos de duração.

VICENTINI, Cláudia Regina Garcia. Entrevista realizada com Cláudia Regina Garcia Vicentini, em 31 de março de 2016, na cidade de São Paulo, com 1 hora e 2 minutos de duração.




DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x13272020191

Direitos autorais Leilane Rigatto Martins, Giovanni Maria Conti

Licença Creative Commons

      http://www.revistas.udesc.br/public/site/images/rocha1/ceart1.png