Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O ModaPalavra e-periódico é organizado a partir do Programa de Pós-Graduação em Moda, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Preocupado com a difusão científica no campo de moda, visa socializar ao mundo acadêmico e empresarial, através de trabalhos inéditos, as mais distintas investigações no âmbito do ensino, pesquisa e produção relacionadas à Moda, entendida como campo de conhecimento e indissociável da sociedade contemporânea.

São apreciados também manuscritos referentes a trabalhos desenvolvidos por professores, profissionais e acadêmicos identificados com a temática central do periódico – a moda em seus desdobramentos sociais, históricos, tecnológicos, educacionais, econômicos e de design – desde que sejam originais e não tenham sido submetidos à publicação em nenhum outro periódico, quer em parte ou em sua totalidade. Para mais informações sobre submissão de artigos, acesse.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Seção destinada à artigos inéditos, de acordo com tema de cada edição, com submissão aberta à cada início de semestre. Os artigos aceitos serão publicados na edição correspondente.

Submissões abertas: Dossiê Moda, Arte e Design: organizado pelas Professoras Dras Laura Zambrini e Daniela Lucena. Publicação: janeiro, 2019 (v.12 n.23).

Em breve: Moda e Cinema Ibero-latino- americano (v.12 n.24)

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Variata

Seção destinada à artigos inéditos, de acordo com o foco e escopo do periódico. O processo de submissão é contínuo e os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Seção destinada à entrevistas inéditas, de acordo com o foco e escopo do periódico. O processo de submissão é contínuo e os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Seção destinada à resenhas inéditas, de acordo com o foco e escopo do periódico. O processo de submissão é contínuo e os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

 O texto de Ensaio deverá ter de 05 a 10 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Seção destinada à traduções de artigos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância para o foco e escopo da revista. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação ocorre em duas etapas principais para as seções Dossiê, Variata e Resenha.

1. Avaliação cega por pares pelo Conselho Editorial:

O Conselho Editorial faz uma avaliação preliminar de acordo com: a relevância do estudo proposto e os aspectos físicos e de pertinência às normas de publicação.

Caso o texto cumpra os requisitos, e seja aprovado, é passado à próxima etapa. Se não estiver, será encaminhado à correção ao autor, com os esclarecimentos necessários para que o artigo possa ser submetido à nova avaliação, ou recusado e devolvido ao autor.

2. Avaliação cega por pares pelo Conselho Consultivo:

Os editores indicam dois pareceristas para realizar a avaliação. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é enviado para um terceiro avaliador.

a. Primeiramente, são considerados os seguintes aspectos:
Título e subtítulos coerentes com o texto; Resumo e abstract que expressem o conteúdo do trabalho; Introdução; Relevância do tema abordado; Domínio e desenvolvimento do tema; Aprofundamento do conteúdo; Estrutura do trabalho; Correção ortográfica e gramatical; Clareza da redação; Conclusão; Atualidade e pertinência das referências bibliográficas; Atendimento às normas da Revista.

b. Após análise é redigido um parecer considerando:
Questões referentes à forma: os aspectos gramaticais e estilísticos; Questões referentes ao conteúdo: a lógica e a coerência da argumentação; Questões referentes às etapas do trabalho: concepção, formulação dos problemas, hipóteses ou conceitos e direcionamento da análise.

c. Por último, o avaliador deve optar por um dos seguintes julgamentos: Aprovado; Aprovado Condicionalmente; Recusado.

O autor receberá um e-mail comunicando o resultado da avaliação e demais recomendações de acordo com o resultado.

Os trabalhos que forem Aprovados ou Aprovados Condicionalmente, e receberem recomendações e sugestões, serão encaminhados aos autores para as devidas correções no prazo de 10 dias. Neste caso, o prazo de devolução deverá ser respeitado e caberá aos editores avaliar se foram ou não atendidas as recomendações e, no caso de negativa, recusar a publicação. Caso o texto corrigido não seja submetido à plataforma conforme o prazo estipulado, será arquivado.

Não caberá recurso aos trabalhos recusados. Submissões que não atendam às normas para publicação serão devolvidas aos autores.
Para os textos recusados, é permitido aos avaliadores sugerir que o trabalho seja submetido à publicações voltadas a outras áreas, caso o manuscrito apresente não conformidade com as áreas de abrangência do ModaPalavra e-periódico.

As submissões para a seção Entrevista passarão somente por avaliação do Conselho Editorial.

 

Princípios Éticos e Boas Práticas

Deveres do Editor:

Transparência e respeito: o editor deve avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou a filosofia política dos autores.

Confidencialidade: qualquer informação sobre algum trabalho submetido deve ser mantida em sigilo, com exceção dos pareceristas e a equipe editorial

Decisão de publicação:  o editor tem a função de decidir quais artigos serão ou não publicados na revista. Ele deve seguir as diretrizes do periódico.

Divulgação e conflitos de interesse: O editor não deve utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Envolvimento e cooperação em investigações: o editor deve tomar medidas necessárias cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

 

Deveres dos Pareceristas:

Contribuição para as decisões editoriais: a revisão dos pareceristas auxilia o editor na tomada de decisões editoriais e por meio das comunicações com o autor também pode auxiliar o mesmo na melhora do artigo.

Pontualidade: os pareceristas devem notificar a equipe editorial imediatamente caso não se sintam qualificados para analisar o artigo indicado ou caso não consigam cumprir os prazos da revista.

Confidencialidade: os trabalhos submetidos a revista não devem ser mostrados ou discutidos com outros. Eles devem ser tratados como documentos confidenciais.

Padrões de objetividade: os pareceres devem ter o ponto de vista dos avaliadores expressos de maneira clara e com o apoio de argumentos.

Divulgação e conflito de interesses: informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para proveito pessoal. O parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

 

Deveres dos Autores:

Normas gerais: os autores de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

Originalidade e plágio: qualquer forma de plágio constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável. Os autores têm o dever de garantir que suas obras e ideias são originais.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: enviar o mesmo trabalho para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Sobre as fontes: as fontes utilizadas para criação do trabalho dos autores devem sempre ser reconhecidas. Todas as informações obtidas em particular devem ser utilizada apenas com a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços.

Autoria: Os trabalhos podem ser assinados por no máximo quatro autores. os artigos têm um autor principal que vem primeiro e age como autor correspondente, a ordem é definida pelos autores no momento da submissão. O termo de consentimento e ciência para publicar é assinado por todos os autores com Lattes e ORCID.

Divulgação e conflitos de interesses: Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas. Qualquer tipo de relação relação pessoal ou profissional  entre o autor e pareceristas/editor não que pode beneficiar ou prejudicar o autor durante o processo de avaliação.

Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação do autor informar imediatamente a equipe editorial e cooperar para correção o artigo.


 

Periodicidade

Publicamos um volume por ano, composto por quatro números (janeiro-março, abril-junho, julho-setembro e outubro-dezembro). A publicação é digital.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os artigos publicados pelo ModaPalavra e-periódico são de uso gratuito e estão sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. É permitido o compartilhamento e uso para qualquer propósito não-comercial, desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao ModaPalavra e-periódico (com as informações da edição, os nomes dos autores do artigo, as informações da licença e um link para o material), como modelo:
"Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], pelo(s) autor(es) [inserir nomes], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/"

Licença Creative Commons

SaveSaveSaveSave

 

Arquivamento

Artigos arquivados - pelo autor ou recusados pelos avaliadores - serão guardados por um prazo máximo de 2 anos nos arquivos da revista, podendo ser resgatados, pelo autor, dentro desse período.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS.

 

Taxas

Não há nenhuma taxa para textos publicados e, tampouco, para os submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

 

Indexadores, diretórios e bases de dados

O ModaPalavra e-periódico está disponível nos seguintes indexadores, bases de dados ou diretórios:

          

                  

"