Dança na Escola no Rio Grande do Sul: percursos históricos e pesquisas acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914232019034

Palavras-chave:

Dança, Dança na educação, História da dança, Educação Básica

Resumo

Objetiva mapear a produção acadêmica sobre Dança na Escola no contexto do Rio Grande do Sul, utilizando-se de metodologia qualitativa a partir de revisão de literatura e pesquisa documental. Parte de uma retomada de aspectos históricos, leis e documentos referentes à Dança na Escola no Brasil, seguida de uma contextualização sobre o tema no território sul-rio-grandense, e enfoca o desenvolvimento de pesquisas acerca da temática em relação a fatores que influenciam o surgimento de novas propostas pedagógicas, artísticas e científicas no campo em questão. Discute-se a implantação dos cursos de Graduação em Dança no Estado e a criação de programas de pós-graduação que acolhem investigações sobre o assunto, assim como a criação e manutenção de canais de divulgação de pesquisas desta natureza. Como referências principais da investigação, têm-se o trabalho de autores como Hoffmann (2015) e Valle (2016), dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Pelotas

Professora no Curso de Dança - Licenciatura, na Universidade Federal de Pelotas. Doutora (2018) e Mestre (2012 - Bolsista CAPES) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2008). Desenvolve pesquisa em Artes Cênicas com foco na intersecção entre Dança e Educação: Pesquisa em Arte, A/r/tografia, Processos de Criação, Improvisação, Formação Docente e Dança na Escola.

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas (PPGAC) e do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação, Licenciada e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE) do CNPq. 

Referências

BINS, Gabriela Nobre; VALLE, Flávia Pilla do. Quem não dança segura criança: uma análise do papel da dança nas construções de identidades. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 5, n. 10, p. 27-34, jul./dez. 2005. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/22/42. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. [LDB]. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. Lei n° 13.278, de 2 de maio de 2006. Altera o § 6º do art. 26 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm#ART1. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

CARVALHO, Catia; DIAS, Raquel. A dança como possibilidade de micro-rupturas no silenciamento dos corpos escolares. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 5., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2016. p. 290-300. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149283/001005675.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jul. 2019.

CHAVES, Telma; GARCIA, Angela. Dança escolar: desafios e possibilidades no contexto da arte-educação. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 1., 2009, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA, 2009. p. 29-46.

CORRÊA, Josiane Franken; MARTINS, Iassanã; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Concepções pedagógicas e o ensino de dança na escola. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 17, n. 34, p. 31-44, ago./dez. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/456/584. Acesso em: 12 jul. 2019.

CORRÊA, Josiane Franken. Dança na escola e a construção do co(rpo)letivo: respingos sobre um processo educativo que dança (dançante que educa?). 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2012.

CORRÊA, Josiane Franken. Nós, professoras de Dança: ensaio documental sobre a docência em Dança no Rio Grande do Sul. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

CORRÊA, Josiane Franken; NASCIMENTO, Flávia Marchi. Ensino de dança no Rio Grande do Sul: um breve panorama. Conceição/Conception. Campinas, v. 2, n. 2, p. 53-68, jul./dez. 2013. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647702. Acesso em: 12 jul. 2019.

CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni. Políticas educacionais e pesquisas acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 9, n. 1, e82443, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602019000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jul. 2019.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança: um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/169008. Acesso em: 12 jul. 2019.

FEIJÓ, Marcia Gonzalez. A dança como conteúdo integrante da Educação Física escolar enquanto corporeificação do mundo sensível. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação Física e Desporto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1996.

FRANKEN, Josiane. Corpo letivo: reflexões sobre o corpo que dança na escola. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 2., 2011, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA/UFRGS, 2011. p. 124-127.

FREITAS, Juliana; SOUZA, Andréa. A dança como uma prática inclusiva no ambiente escolar. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 5., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2016. p. 274-289. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149283/001005675.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jul. 2019.

GRANADO, Ramon; PÓLVORA, Robson; CORRÊA, Josiane Franken Corrêa. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 5., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2016. p. 470-471. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149283/001005675.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jul. 2019.

HOFFMANN, Carmen Anita. A trajetória do Curso de Dança da UNICRUZ (1998 – 2010). 2015. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2525. Acesso em: 12 jul. 2019.

ICLE, Gilberto; COSTA, Rossana Perdomini Della; LOPES, Sílvia da Silva. Jogo, ludicidade e presença na Pedagogia do Teatro e da Dança. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 9, n. 17, p. 36-41, jan./jun., 2009. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/15/35. Acesso em: 12 jul. 2019.

INSTITUTO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE; ROCHA, Thereza (Org.). Graduações em dança no Brasil: o que será que será?. Joinville: Nova Letra, 2016. Disponível em: http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2016/07/IX-Seminarios-de-Danca-Graduacoes-em-Danca-no-Brasil_Varios-Autores.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

LESSA, Helena Thoferhn; JESUS, Thiago Silva de Amorim. Proposta de improvisação em dança na escola a partir do tema transversal meio ambiente. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 4., 2014, Montenegro. Anais [...]. Montenegro: UERGS, 2014. p. 120-130.

LOPES, Sílvia da Silva. O ensino da dança na pré-escola: uma discussão metodológica. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 6, n. 11-12, p. 9-12, jan./dez., 2016. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/39/63. Acesso em: 12 jul. 2019.

MACEDO, Elizabeth. As demandas conservadoras do movimento Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 507-524, abr./jun. 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/873/87351644014.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

MELO, Adriana Almeida Salles de; SOUSA, Flávio Bezerra de. A agenda do mercado e a educação no Governo Temer. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 25-36, ago. 2017. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21619/14336. Acesso em: 12 jul. 2019.

MARQUES, Isabel A.. Do peso de viver à leveza de criar: função social do ensino de dança hoje. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 1, v. 1/2, n. 2/3, p. 14-17. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/11/17. Acesso em: 12 jul. 2019.

MOOJEN, Alexandra de Castilhos; WOLFFENBUTTEL, Cristina Rolim; NARVAZ, Martha Giüdice. Corpos e gêneros dançam na escola: possibilidades de subversão na educação. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 17, n. 34, p. 131-152, ago./dez. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/462/591. Acesso em: 12 jul. 2019.

PARISOTO, Bruno; PINTO, Aline Silva; LOPES, Sílvia da Silva. Avali-ação: o professor de dança como avaliador de quê? Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 14, n. 27, p. 33-39, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/50/135. Acesso em: 12 jul. 2019.

PEREIRA, Sybelle. Dança na Escola: pressupostos fundamentados na perspectiva sóciohistórica de Vigotsky. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) – Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1997.

PEREIRA, Marcelo de Andrade; SOUZA, João Batista Lima de. Formação superior em Dança no Brasil: panorama histórico-crítico da constituição de um campo de saber. Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 19-38, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/26443. Acesso em: 12 jul. 2019.

RIO GRANDE DO SUL. Lições do Rio Grande: linguagens códigos e suas tecnologias, Artes e Educação Física. 2009. (Referencial curricular, v. 2).

ROSA, Cristiane; GARCIA, Angela. Dança no contexto escolar: da educação infantil, ensino fundamental a educação especial. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 1., 2009, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA, 2009. p. 47-67.

SOUZA, Andréa Bittencourt de. Narrativas sobre o ensino da dança: caminhos tramados e traçados em escolas do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131888. Acesso em: 12 jul. 2019.

SOUZA, Luciano; BOMFIM, Caroline; GUARAGNA, Gabriela; FRAGA, Gabrielle; VALLE, Flavia Pilla do. Relatos de experiências do Pibid 2013/2: arte-dança nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maurício Sirotsky Sobrinho. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 4., 2014, Montenegro. Anais [...]. Montenegro: UERGS, 2014. p. 102-112.

TOMAZZONI, Airton. Na dança da pós-modernidade: perspectivas para começar a compreender o desafio da escola hoje. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 8, n. 16, p. 13-19, jul./dez. 2008. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/18/38. Acesso em: 12 jul. 2019.

ULRICH, Ana Denise; RHODEN, Sandra; SCHOELLKOPF, Suzana. Dança, Música, Artes Visuais e Teatro: reflexões sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e o professor propositor. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 14, n. 28, p. 92-100, jul./dez. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/155. Acesso em: 12 jul. 2019.

VALLE, Flávia Pilla do. Encontros anteriores. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 5., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2016. p. 23-26. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149283/001005675.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jul. 2019.

VIEIRA, Alba Pedreira; LIMA, Maristela Moura Silva. Dança educação: poéticas que se encontram em suas relações com a sociedade. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 8, n. 16, p. 8-12, jul./dez. 2008. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/18/38. Acesso em: 12 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Escola no Rio Grande do Sul: percursos históricos e pesquisas acadêmicas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 23, p. 034–048, 2019. DOI: 10.5965/1808312914232019034. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914232019034. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.