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Diretrizes para Autores

Normas para publicação

 

a) Cabe ao autor submeter seu texto para a seção “Dossiê” ou para a seção “Aberturas Transversais”. Para o primeiro caso, o artigo deve estar em consonância com a temática do respectivo dossiê;

b) Todos os trabalhos devem ser submetidos em PDF, sem autoria, para correção “cega”. A submissão dar-se-á exclusivamente pela plataforma eletrônica da Revista, acessada no seguinte endereço: http://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode;

c) É obrigatório o preenchimento dos "metadados" no processo de submissão do arquivo, atualizando os dados solicitados como: link do Lattes (usar o campo URL para inserir o link), Orcid (veja instruções de como conseguir esse código internacional em https://orcid.org/), e-mail atualizado, mini currículo no campo resumo biográfico e instituição a que pertence atualmente;

d) Os textos submetidos à publicação deverão ser inéditos e de cunho acadêmico consistente;

e) A titulação necessária para o autor submeter algum trabalho para a seção Dossiê da Revista é a de “doutor”, preferencialmente. Aceita-se o(s) co-autor(es) sejam mestres ou mestrandos. Para a seção Aberturas Transversais a titulação mínima é mestre e para as resenhas e entrevistas não há restrições para a titulação do autor. Na Edição Especial as regras do Colóquio de Moda relativas à titulação é que serão consideradas válidas. 

f)     O número máximo de coautorias é de 3 (três), ou seja, autor mais dois coautores. Casos especiais serão avaliados pelos editores e autorizados ou não.

g)    Na versão final, destinada à publicação os autores deverão incluir seu nome completo no local indicado no template e, em nota de rodapé, incluir mini currículo (até 3 linhas), link do Lattes, Orcid e e-mail atualizado.

h)     Os textos devem conter subtítulos e apresentar as fontes de pesquisa de modo detalhado, além de ter a obrigatoriedade de evidenciar o referencial teórico, a metodologia empregada e as conclusões alcançadas de maneira clara e objetiva. Excetuando-se as entrevistas e resenhas.

i)      A correção gramatical e a versão para língua estrangeira devem ser realizadas pelo(s) autor (es) em caso de aprovação do artigo para publicação na seção Dossiê. Na versão final deverá ser fornecido o(s) nome(s), endereço eletrônico e titulação do(s) profissional (is) gabaritado (s) que realizou (aram) o trabalho de revisão gramatical e/ou versão para língua estrangeira, para os devidos créditos.

j)      Os artigos submetidos para a seção Dossiê deverão possuir um resumo expandido de 1000 a 1200 palavras para o idioma inglês. Este texto deverá ser enviado em arquivo próprio, após concluída as revisões sugeridas pelos pareceristas.

k)     As despesas de revisão gramatical do português e demais idiomas serão por conta dos autores que desejam ter publicado seu trabalho no periódico.

l)      A revisão gramatical dos textos deve ser realizada por profissional especializado. Ao realizá-la o autor deve indicar, na última nota de rodapé, o nome, titulação e e-mail atualizado do revisor (a).

m)   Caso o texto resulto de pesquisa financiada por agência de fomento, a mesma deve ser citada em nota de rodapé incluída ao final do título.

n)     Ao enviar o trabalho para avaliação, CADA autor deve encaminhar também o Termo de Ciência e Consentimento preenchido e assinado junto aos demais arquivos submetidos como documento complementar, salvo em PDF. Logo haja 1 autor e dois coautores, serão três termos de ciência e consentimento, todos nominais e assinados individualmente.

ARTIGOS

- Os artigos devem ter uma extensão de 12 (doze) a 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as referências bibliográficas (exclusivamente as citadas), as ilustrações, os gráficos e as tabelas. Conforme modelo/template;

- Ilustrações, gráficos e tabelas devem ser introduzidas no texto escrito, como imagens de alta resolução (300 dpi). Além disso, devem vir acompanhadas por título, legenda e fonte;

- Os textos devem ser formatados em fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, margens de 2,5 cm, parágrafo de 2 cm, numeração da página na lateral direita, utilizando o programa Word for Windows ou compatível – conforme modelo do template e salvos em PDF para a versão a ser avaliada e, em word, na sua versão final corrigida e com autoria indicada, tal como recomendado na nota;  

- A primeira página deve apresentar, antes do texto principal: título, resumo com cerca de 150 (cento e cinquenta) a 250 (duzentos e cinquenta) palavras e 3 (três) palavras-chave, separadas com ponto e vírgula. Estes mesmos elementos deverão ser traduzidos para o inglês e para outro idioma de escolha do autor;

- Os títulos, resumos e palavras-chave traduzidos para o inglês e para outro idioma deverão ser colocados logo abaixo do seu correspondente em português, formatados em fonte Arial, tamanho 12, espaço simples, itálico;

- As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Estas notas devem ser colocadas ao final de cada página, utilizando letra Arial, tamanho 10 e espaço simples;

- As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas do sobrenome do autor, ano de edição citada e página entre parêntesis. Exemplo (SOUZA, 2005, p.47);

- As citações com mais de três linhas devem ser colocadas em destaque, letra Arial, tamanho 10, espaço simples, alinhamento a 4 cm da margem esquerda, seguidas do sobrenome do autor, ano de edição citada e página entre parêntesis. Em caso de citação em língua estrangeira, esta deve ser traduzida (se o autor julgar necessário o trecho original pode ser apresentado em nota de rodapé);

- As Referências Bibliográficas devem seguir os padrões definidos pela ABNT NBR 6023 de 2018;

- Ao enviar o trabalho para avaliação, CADA autor deve encaminhar também o Termo de Ciência e Consentimento [formulário] preenchido e assinado junto aos demais arquivos submetidos como documento complementar, salvo em PDF. Logo haja 1 autor e dois coautores, serão três termos de ciência e consentimento, todos nominais e assinados individualmente.

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Resenhas, entrevistas e relatos de experiência devem ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 12 (doze) páginas, respeitando as demais normas que regem a escrita dos artigos.

ENTREVISTAS

- Esta seção é destinada a entrevistas com pesquisadores e personalidades vinculados às temáticas da revista;

- As entrevistas poderão ser ilustradas com a fotografia do entrevistado. Deverão vir acompanhadas, na submissão, de declaração do entrevistado que está de acordo com a publicação do texto e da sua fotografia.

- O texto deverá ter entre 5 a 12 páginas no máximo considerando todos os elementos. Conforme modelo/template

- A revisão gramatical deve ser realizada pelo autor

RESENHAS

- As resenhas devem ser de publicações nacionais do último ano e publicações de língua estrangeira dos dois últimos anos.

- O texto deverá ter entre 5 a 12 páginas no máximo considerando todos os elementos. Conforme modelo/template

- Acompanhar minibiografia do autor do livro resenhado e imagem da capa do mesmo.

- A revisão gramatical deve ser realizada pelo autor.

 

RESUMOS EXPANDIDOS

- Os artigos submetidos para a seção Dossiê deverão possuir um resumo expandido de 1000 a 1200 palavras para o idioma inglês. Este texto deverá ser enviado em arquivo próprio, depois de concluída as revisões sugeridas pelos pareceristas. Conforme modelo/template

- A versão para língua inglesa deve ser realizada pelo autor (a) e o tradutor (a) deve ter seus créditos incluídos abaixo do nome do autor (a). Em nota de rodapé a titulação e e-mail atualizados do tradutor (a) devem ser inseridos.

                                                                                                                   

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato PDF, sem identificação dos autores.

    Acompanha termo de ciência e consentimento.

    No caso das entrevistas, acompanha declaração autorizando a publicação da mesma pelo(s) entrevistado (s).

  3. Foi utilizado o template disponível nas normas para submeter o texto.  Diretrizes para Autores
  4. O autor que submete para a seção "Dossiê" está ciente que deverá, caso aprovado, submeter um resumo expandido de 1000 a 1200 palavras em inglês de seu texto finalizado em outro arquivo, conforme solicitado.
  5. As imagens utilizadas estão livres de direitos autorais ou pertencem ao próprio autor.
  6. A submissão observou as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.
 

Declaração de Direito Autoral

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade". 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.