Caos. Cosmos, Território, Arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0701Palavras-chave:
arte, território, enquadramento, gesto arquitetônico, terraResumo
O texto a seguir foi extraído do livro Chaos, Territory, Art: Deleuze and the Framing of the Earth (2008) de Elizabeth Grosz. Nele, Grosz concentra-se sobre as condições de existência da arte no que tange a separação e ordenação de planos de composição sobre o caos imanente, natural. Suas explorações são orientadas pelos escritos de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Luce Irigaray, que propõem aberturas da natureza e da cultura para as forças não reconhecidas e indeterminadas, oriundas do caos natural. Grosz compreende que tais forças são capazes de promulgar novas maneiras de conceituar a política e as formas pelas quais a arte e a política podem ser conectadas e repensadas.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matter and Memory. Trad. N. M. Paul e W. S. Palmer. Nova Iorque: Zone, 1988.
BOGUE, Ronald. Deleuze on Music, Painting, and the Arts. Nova Iorque: Routledge, 2003.
BUCHANAN, Ian; SWIBODA, Marcel (Orgs.). Deleuze and Music. Edinburgo: University of Edinburgh Press, 2004.
CACHE, Bernard. Earth Moves: The Furnishing of Territories. Trad. Anne Boyman. Cambridge: MIT Press, 1995.
CHATWIN, Bruce. The Songhnes. Nova Iorque: Viking, 1987.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: The Logic of Sensation. Trad. Daniel W Smith. Mineápolis: University of Minnesota Press, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. Vol. 2. Trad. Brian Massumi. Mineápolis: University of Minnesota Press, 1987.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. What Is Philosophy? Trad. Hugh Tomlinson e Graham Burchell. Nova Iorque: Columbia University Press, 1994.
DERRIDA, Jacques. The Truth in Painting. Trad. Geoffrey Bennington e Ian McLeod. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
DUE, Reidar. Deleuze. Cambridge: Polity, 2007.
GROSZ, Elizabeth. The Nick of Time: Politics, Evolution, and the Untimely. Durham, Carolina do Norte: Duke University Press, 2004.
GROSZ, Elizabeth. Time Travels: Feminism, Nature, Power. Durham, Carolina do Norte: Duke University Press, 2005.
HALLWARD, Peter. Out of this World: Deleuze and the Philosophy of Creation. Londres: Verso, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. The Visible and the Invisible. Trad. Alphonso Lingis. Chicago: Northwestern University Press, 1968.
STRAUS, Erwin. The Primary World of the Senses: A Vindication of Sensory Experience. Trad. Jacob Needleman. Londres: Collier-MacMillan, 1963.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)

