Duetos com o futuro: um convite à participação nos Arquivos corporais do Lume Teatro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0111Palavras-chave:
auto documentação, Obra aberta, convite à participação, Lume Teatro, arquivo corporalResumo
Este estudo propõe novas abordagens para arquivos corporais, inspiradas nas perspectivas relacionais e de presença do Lume Teatro e no conceito de obra aberta (Campos, 1955; Eco, 1976). Considera linhas de força da contemporaneidade, como a hibridização cultural (Canclini, 2008) e a desconstrução do indivíduo (Hall, 2006). Destaca arquivos corporais que incentivam multiplicidade interpretativa e interação criativa, como no projeto Bottle Duets, que faz um convite performativo para ressignificar memórias e experiências em diálogo com um devir coletivo e aberto.
Downloads
Referências
BELLA CIAO. Canção popular italiana. Interpretada por Giovanna Daffini. 1962.
CAMPOS, Haroldo de. A obra de arte aberta. Diário de São Paulo, São Paulo, 03 jul. 1955.
CAMPOS, Haroldo de. Da Razão Antropofágica: Tese apresentada no III Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária. João Pessoa: Universidade da Paraíba, 1962. Publicada originalmente na revista Tempo Brasileiro, n. 4-6, jun./set. 1963.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. 4.a ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
BERIO, Luciano. Sequenza I per flauto solo. 1958.
DELACROIX, Eugène. La Liberté guidant le peuple [pintura]. 1830. Óleo sobre tela, 260 x 325 cm. Museu do Louvre, Paris, França. Acesso em: 4 nov. 2024.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Luiz B. Orlandi e Carolina Magalhães. 5. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
ECO, Umberto. Obra aberta. Trad. Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 1976.
FERRACINI, Renato; FEITOSA, Charles. A questão da presença na filosofia e nas artes cênicas. Ouvirouver, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 106-118, 2017.. DOI: 10.14393/OUV20-v13n1a2017-8.. Acesso em: 9 jun. 2025.
GHENT UNIVERSITY. Practicing Odin Teatret’s Archive (POTA). Disponível em: https://asil.ugent.be/projects/pota/. Acesso em: 4 nov. 2024.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JOYCE, James. Finnegans Wake. London: Faber & Faber, 1939.
KORDA, Alberto Díaz. Guerrillero Heroico [fotografia]. 1960. Fotografia de Ernesto "Che" Guevara. Arquivo Korda, Havana, Cuba.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? 2o ed., Editora 34, 2011.
LUME TEATRO. Lume Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Disponível em: https://www.lumeteatro.com.br/. Acesso em: 4 nov. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)