Abordagem documentária na escola: o campo da experiência [em]cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0202

Palavras-chave:

currículo em teatro, teatro documentário, experiência, pedagogia da participação

Resumo

Este artigo é resultado de uma tese de doutorado em Educação intitulada Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica. O estudo propõe uma abordagem de ensino sobre a realidade, a partir do conceito de experiência e comprova que o Teatro Documentário ao ser abordado na escola pode contribuir com a negociação e (re)criação da Cultura pelos estudantes. Entre os resultados da pesquisa, nasce um currículo a partir da não-ficção que pode compor as metodologias escolhidas pelo professor. Essa abordagem revela novas possibilidades para o ensino de teatro e o fazer escola no contexto das práticas da Pedagogia da Participação.

 

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Biografia do Autor

Gustavo Ildebrando Curado, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Cênicas (USP). Graduação – Licenciatura em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Ator-documentarista na Cia Teatro Documentário.

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

CURADO, Gustavo Ildebrando. Abordagem documentária na escola: o campo da experiência [em]cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–31, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26969. Acesso em: 19 dez. 2025.