Entre o jogador e o espectador: dimensões lúdicas e performativas no ensino do teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104552025e0210

Palavras-chave:

jogador/espectador, ludicidade, performatividade, alteridade, pedagogia do teatro

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre jogador e espectador nos processos de ensino-aprendizagem em teatro, explorando o jogo como dispositivo estético/pedagógico. A partir de revisão teórica e análise das influências da cena contemporânea nos processos pedagógicos, abordaram-se três modalidades cênicas (theater game, jeu dramatique e drama in education), destacando a ludicidade no desenvolvimento da percepção crítica, autonomia criativa e capacidade de se relacionar na alteridade do jogador atuante e do espectador. Conclui-se valorizando o jogo como atividade estética emancipatória, fomentando formação crítica, sensível e aberta à alteridade, sobretudo em contextos de polarização político-social. 

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Biografia do Autor

Luvel García Leyva, Universidade de São Paulo

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Artes Cênicas pela USP. Doutorado em Ciências sobre Arte pela Universidade das Artes (ISA), Cuba. Mestrado em Artes Cênicas pela USP. Especialização em Trabalho Comunitário a partir da Educação Popular pela Associação de Pedagogos de Cuba (APC), Cuba. Graduação – Licenciatura em Teatro pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UníTALO). Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação: Teoria do Teatro pela Universidade das Artes (ISA), Cuba. Professor – Doutor Depto. de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

LEYVA, Luvel García. Entre o jogador e o espectador: dimensões lúdicas e performativas no ensino do teatro. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5965/1414573104552025e0210. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26769. Acesso em: 1 set. 2025.