Poéticas dos corpos pretos, do Brasil a Madri: reverberações
réverbérations
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e124Palavras-chave:
Black Man Solo, Infiltrados en Vox, El vuelo del Hipotálamo, Macacos, poéticas dos corposResumo
Este ensaio se propõe a discutir as possibilidades de encontro de quatro espetáculos que foram concebidos em contextos diferentes, Brasil e Espanha, por artistas pretos, a partir de uma proposição de criação pautada nos teatros negros. Para esta escrita, busquei relacionar minhas proposições teóricas sobre os teatros negros com os aportes epistemológicos propostos por Conceição Evaristo, Leda Martins, Onisajé e Soraya Martins Patrocínio, por acreditar que tais proposições estão presentes nas peças Macacos, de Clayton Nascimento; Infiltrado en Vox, de Moha Gerehou; Black man solo, de Malcolm McCarthy; e El vuelo del Hipotálamo, de José Ramón Hernández.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Marcos Antônio. Teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
ALEXANDRE, Marcos Antônio. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo horizonte: Mazza Edições, 2007. p. 16- 21.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima e NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Ilustrações Goya Lopes. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 26-46.
GEREHOU, Moha. Qué hace un negro como tú en un sitio como este. 3. ed. Barcelona: Penínsola, 2022.
MARTINS, Leda Maria. Performance do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
NASCIMENTO, Clayton. Macacos. Monólogo em 9 episódios e 1 ato. Rio de Janeiro: Cobogó, 2022.
ONISAJÉ, Fernanda Júlia Barbosa. Teatro peto de candomblé: uma construção ético-poética de encenação e atuação negras. Tese ( Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36704/1/TESE%20VERSAO%20DEPOSITO%20FINALIZADA.pdf. Acesso em: 13 jun. 2024.
PATROCÍNIO, Soraya Martins. Teatralidades-aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena no mundo. Belo Horizonte: Editora Javali, 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)