Poéticas dos corpos pretos, do Brasil a Madri: reverberações

réverbérations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e124

Palavras-chave:

Black Man Solo, Infiltrados en Vox, El vuelo del Hipotálamo, Macacos, poéticas dos corpos

Resumo

Este ensaio se propõe a discutir as possibilidades de encontro de quatro espetáculos que foram concebidos em contextos diferentes, Brasil e Espanha, por artistas pretos, a partir de uma proposição de criação pautada nos teatros negros. Para esta escrita, busquei relacionar minhas proposições teóricas sobre os teatros negros com os aportes epistemológicos propostos por Conceição Evaristo, Leda Martins, Onisajé e Soraya Martins Patrocínio, por acreditar que tais proposições estão presentes nas peças Macacos, de Clayton Nascimento; Infiltrado en Vox, de Moha Gerehou; Black man solo, de Malcolm McCarthy; e El vuelo del Hipotálamo, de José Ramón Hernández.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Alexandre, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UNIRIO). Pós-Doutorado no Institute of Performing Arts (NYU), Estados Unidos. Pós-Doutorado no Instituto Superior de Arte (ISA), Cuba. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UFBA). Doutorado e Mestrado em Estudos Literários na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Licenciatura em Letras Português, Inglês e Espanhol pela UFMG. Professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG. Bolsista do CNPq.

 

Referências

ALEXANDRE, Marcos Antônio. Teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

ALEXANDRE, Marcos Antônio. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo horizonte: Mazza Edições, 2007. p. 16- 21.

EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima e NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Ilustrações Goya Lopes. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 26-46.

GEREHOU, Moha. Qué hace un negro como tú en un sitio como este. 3. ed. Barcelona: Penínsola, 2022.

MARTINS, Leda Maria. Performance do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

NASCIMENTO, Clayton. Macacos. Monólogo em 9 episódios e 1 ato. Rio de Janeiro: Cobogó, 2022.

ONISAJÉ, Fernanda Júlia Barbosa. Teatro peto de candomblé: uma construção ético-poética de encenação e atuação negras. Tese ( Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36704/1/TESE%20VERSAO%20DEPOSITO%20FINALIZADA.pdf. Acesso em: 13 jun. 2024.

PATROCÍNIO, Soraya Martins. Teatralidades-aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena no mundo. Belo Horizonte: Editora Javali, 2023.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

ALEXANDRE, Marcos Antônio. Poéticas dos corpos pretos, do Brasil a Madri: reverberações: réverbérations. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e124. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26541. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teatralidades negras, africanas e afrodiaspóricas