Transportar como foi desenhado? - abordagens contemporâneas da mímica corporal de Étienne Decroux
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0206Palavras-chave:
mímica corporal, Étienne Decroux, treinamento para o ator, técnica externa, processos de criaçãoResumo
Encontrar uma voz própria que alinhe um sistema artístico tradicional às demandas da contemporaneidade é um dos maiores desafios enfrentados por mímicos corporais. Pouco mais de três décadas após o desaparecimento de Étienne Decroux, quais as estratégias utilizadas por artistas-mímicos pós-decrouxianos para lidar com essas demandas? O artigo destaca as estratégias utilizadas por mímicos contemporâneos na fricção entre o sistema e sua expressão artística pessoal. Transportar como está desenhado, incorporar técnicas distintas e explorar princípios de criação são algumas dessas estratégias que podem ser também aplicadas a outras práticas artísticas baseadas em relações mestre-aprendiz.
Downloads
Referências
BRAGA, Bya; CORREA, Alexandre. B. A Mímica Corporal em brasa:intimidade, ateliê performativo e intervenção na criação do Duo Mimexe. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, 12(2), p. 1-31, 2022.
DECROUX, Étienne. A origem da mímica corporal. In: LEABHART, Thomas (ed). Mime Journal. no. 7-8. Allendale (MI): The Performing Arts Center - Grand Valley State College. [S.l.]: [s.n.], 1978.
DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris (França): Librairie Théâtrale, 1994.
DECROUX, Étienne. Les dits d'Étienne Decroux. In: PEZIN, Patrick. Étienne Decroux, mime corporel. Paris: L'Entretemps, 2003. p. 143-209.
ECO, Umberto. The open Work. Cambridge: Harvard University Press, 1989.
FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise (1910). In: Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XI, 1976.
GAETE, Ricardo. Entrevista [jun, 2022]. Entrevistador: George Mascarenhas. Paris: [s.n.], v. 1 arquivo. mp3. 67 min, 2022.
KASSER, Sophie. Entrevista [jun/2022]. Entrevistador: George Mascarenhas. Paris: [s.n.], v. 1 arquivo. mp3. 94 min, 2022.
LEABHART, Thomas. Je ne vends que des choses chères. In: PEZIN, P. Étienne Decroux, mime corporel: textes, études et témoignages. Saint-Jean-de-Védas: L'Entretemps éditions, 2003. p. 231-237.
LEABHART, Thomas; CHAMBERLAIN, Franc. The Decroux Sourcebook. Londres: Routledge, 2009.
MASCARENHAS, George. A ação mímica: princípios e poéticas da mímica corporal dramática de Étienne Decroux. Salvador: EDUFBA, 2021.
MOREIRA, Deborah. Entrevista [jun/2022]. Entrevistador: George Mascarenhas. [S.l.]: [s.n.], v. 1 arquivo. mp3. 50 min, 2022.
OIDA, Yoshi. L'acteur invisible. Paris: Actes Sud, 1998.
PEZIN, Patrick. Étienne Decroux, mime corporel: textes, études, témoignages. Paris: L'Entretemps, 2003.
RANGEL, Sonia. Imagem e pensamento criador. Salvador: Solisluna, 2019.
SEIXAS, Victor Paulo de. Um labirinto de carne: micronarrativa corporal e potência cênica. Tese (Doutorado em Artes Cências) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2023.
SOUM, Corinne. Petite histoire d'une grande transmission. In: PEZIN, Patrick. Étienne Decroux, mime corporel: textes, études et témoignages. Sain-Jean-de-Védas: L'Entretemps éditions, 2003. p. 453-466.
STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
SUYAMA, Kentaro; COKE, Tania. Entrevista [jun/2022] Entrevistador: George Mascarenhas [Paris: [s.n.], v. 1 arquivo. Mp3. 80 min, 2022.
TUPAN, Janaina. Entrevista [maio/2022] Entrevistador: George Mascarenhas. Paris: [s.n.], v. 01 arquivo. mp3. 90 min, 2022.
WHYMAN, R. A Segunda Natureza do Ator – Stanislavski e William James. 2014. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 2, maio-agosto 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)