Transportar como foi desenhado? - abordagens contemporâneas da mímica corporal de Étienne Decroux

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0206

Palavras-chave:

mímica corporal, Étienne Decroux, treinamento para o ator, técnica externa, processos de criação

Resumo

Encontrar uma voz própria que alinhe um sistema artístico tradicional às demandas da contemporaneidade é um dos maiores desafios enfrentados por mímicos corporais. Pouco mais de três décadas após o desaparecimento de Étienne Decroux, quais as estratégias utilizadas por artistas-mímicos pós-decrouxianos para lidar com essas demandas? O artigo destaca as estratégias utilizadas por mímicos contemporâneos na fricção entre o sistema e sua expressão artística pessoal. Transportar como está desenhado, incorporar técnicas distintas e explorar princípios de criação são algumas dessas estratégias que podem ser também aplicadas a outras práticas artísticas baseadas em relações mestre-aprendiz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Mascarenhas, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado na Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3, França. Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formado em Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, na École de Mime Corporel Dramatique in London, Grã-Bretanha. Professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA). Ator, diretor, mímico corporal.

Referências

BRAGA, Bya; CORREA, Alexandre. B. A Mímica Corporal em brasa:intimidade, ateliê performativo e intervenção na criação do Duo Mimexe. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, 12(2), p. 1-31, 2022.

DECROUX, Étienne. A origem da mímica corporal. In: LEABHART, Thomas (ed). Mime Journal. no. 7-8. Allendale (MI): The Performing Arts Center - Grand Valley State College. [S.l.]: [s.n.], 1978.

DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris (França): Librairie Théâtrale, 1994.

DECROUX, Étienne. Les dits d'Étienne Decroux. In: PEZIN, Patrick. Étienne Decroux, mime corporel. Paris: L'Entretemps, 2003. p. 143-209.

ECO, Umberto. The open Work. Cambridge: Harvard University Press, 1989.

FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise (1910). In: Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XI, 1976.

GAETE, Ricardo. Entrevista [jun, 2022]. Entrevistador: George Mascarenhas. Paris: [s.n.], v. 1 arquivo. mp3. 67 min, 2022.

KASSER, Sophie. Entrevista [jun/2022]. Entrevistador: George Mascarenhas. Paris: [s.n.], v. 1 arquivo. mp3. 94 min, 2022.

LEABHART, Thomas. Je ne vends que des choses chères. In: PEZIN, P. Étienne Decroux, mime corporel: textes, études et témoignages. Saint-Jean-de-Védas: L'Entretemps éditions, 2003. p. 231-237.

LEABHART, Thomas; CHAMBERLAIN, Franc. The Decroux Sourcebook. Londres: Routledge, 2009.

MASCARENHAS, George. A ação mímica: princípios e poéticas da mímica corporal dramática de Étienne Decroux. Salvador: EDUFBA, 2021.

MOREIRA, Deborah. Entrevista [jun/2022]. Entrevistador: George Mascarenhas. [S.l.]: [s.n.], v. 1 arquivo. mp3. 50 min, 2022.

OIDA, Yoshi. L'acteur invisible. Paris: Actes Sud, 1998.

PEZIN, Patrick. Étienne Decroux, mime corporel: textes, études, témoignages. Paris: L'Entretemps, 2003.

RANGEL, Sonia. Imagem e pensamento criador. Salvador: Solisluna, 2019.

SEIXAS, Victor Paulo de. Um labirinto de carne: micronarrativa corporal e potência cênica. Tese (Doutorado em Artes Cências) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2023.

SOUM, Corinne. Petite histoire d'une grande transmission. In: PEZIN, Patrick. Étienne Decroux, mime corporel: textes, études et témoignages. Sain-Jean-de-Védas: L'Entretemps éditions, 2003. p. 453-466.

STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

SUYAMA, Kentaro; COKE, Tania. Entrevista [jun/2022] Entrevistador: George Mascarenhas [Paris: [s.n.], v. 1 arquivo. Mp3. 80 min, 2022.

TUPAN, Janaina. Entrevista [maio/2022] Entrevistador: George Mascarenhas. Paris: [s.n.], v. 01 arquivo. mp3. 90 min, 2022.

WHYMAN, R. A Segunda Natureza do Ator – Stanislavski e William James. 2014. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 2, maio-agosto 2014.

Publicado

2024-09-22

Como Citar

MASCARENHAS, George. Transportar como foi desenhado? - abordagens contemporâneas da mímica corporal de Étienne Decroux . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25668. Acesso em: 18 nov. 2024.