Um barco, um rio, um circo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0302Palavras-chave:
Pantanal, circo, Escola das águasResumo
No mês de outubro de 2023, uma trupe – composta por um professor universitário, um professor de circo e oito acadêmicos – subiu o rio Paraguai em direção ao alto Pantanal para apresentar um espetáculo de circo para crianças que vivem nas regiões alagadas e estudam nas escolas das águas. O presente relato tem o objetivo de narrar a experiência de proporcionar a alunos(as) de duas escolas das águas do Pantanal sul-mato-grossense a oportunidade de assistir a um espetáculo circense e, de maneira sucinta, apontar algumas descrições desse encontro: crianças das águas pantaneiras com o circo.
Downloads
Referências
AGUIAR, Ana Rosa Camillo; CARRIERI, Alexandre de Pádua. “Água de lona” e “sangue de serragem” nos discursos de sujeitos circenses. Organizações & Sociedade, v. 23, n. 77, p. 247-262, 2016.
ARAÚJO, Sabrina Sales. Ecoturismo e identidade no Pantanal sul: uso da categoria "pantaneiro" em perspectiva. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2023.
BARROS, Manoel de. Gramática expositiva do chão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.
BOLOGNESI, Mário Fernando. O corpo como princípio. Trans/Form/Ação, v. 24, p.101-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-31732001000100007.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.
CORUMBÁ. Prefeitura Municipal de Corumbá. Lei nº 2263/2012, de 24 de agosto de 2012. Cria o programa “Povo das Águas”, de atendimento às comunidades situadas nas regiões das águas do município de Corumbá. Corumbá, 2012.
CORUMBÁ. Prefeitura Municipal de Corumbá. Secretaria Municipal de Educação. Lei Ordinária nº 2483/2015, de 26 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação do município de Corumbá (2015-2025). Corumbá, 2015.
CORUMBÁ. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de alunos matriculados nas Escolas das Águas. Corumbá, 2023.
DA SILVA, Carolina Joana; SILVA, Joana Fernandes. No ritmo das águas do Pantanal. São Paulo: NUPAUB,1995.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LOPES, Daniel Carvalho; SILVA, Ermínia. Trajetórias circenses: a produção da linguagem circense por membros da família Chiarini na América Latina nos anos de 1829 a 1840. Ensaio Geral, Belém, v. 3, n. 3, p. 43-64, 2014.
LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia. Circo: percursos de uma arte em transformação contínua. Cadernos do GIPE-CIT, v. 1, p. 86-100, 2020.
MANFRINATE, Rosana; NORA, Giseli Dalla; ROSSETTO, Onélia Carmem. Os sentidos ribeirinhos sobre as águas do rio: a percepção da comunidade de Barão de Melgaço sobre o rio Cuiabá. Ciência Geográfica, v. 24, p. 1863-1882, 2020.
MATHEUS, Rodrigo. No princípio de um processo de criação de espetáculo. Circonteúdo, 2011. Disponível em: https://www.circonteudo.com/colunista/coluna-7-no-principio-de-um-processo-de-criacao-de-espetaculo/. Acesso em: 12 nov. 2023.
MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes; AYOUB, Eliana. Por entre as brechas dos muros da universidade: o circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física. Revista Portuguesa de Educação, v. 30, n. 2, p. 59-87, 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/11867. Acesso em: 17 nov. 2023.
MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo na formação inicial em educação física: um relato autoetnográfico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, p. 39-45, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.004. Acesso em: 17 nov. 2023.
ONTAÑÓN, Teresa Barragan; DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação física e atividades circenses: “o estado da arte”. Movimento, v. 18, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115323638006.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023.
ONTAÑÓN, Teresa Barragan; OLIVEIRA, Natália Araújo. Aprendendo a ensinar circo: a curricularização da extensão universitária e seus impactos na formação dos discentes. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 19, e2321747, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21747. Acesso em: 20 nov. 2023.
ROCHA, Gilmar. O circo chegou! memória social e circularidade cultural. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 69-89, 2012.
SIQUEIRA, André Luiz. Conflitos socioambientais em comunidades tradicionais de fronteira: o caso da comunidade da Barra do São Lourenço no Pantanal Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.
TUCUNDUVA, Bruno Barth Pinto; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. 250-255, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/88131. Acesso em: 8 nov. 2023.
ZAIM-DE-MELO, Rogério; DUARTE, Rosalia Maria; SAMBUGARI, Marcia Regina do Nascimento. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”. Pro-Posições, v. 31, p. e20180052, 2020.
ZAIM-DE-MELO, Rogério; GODOY, Luís Bruno de; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo no pantanal: o ensino da arte em uma escola das águas. Revista Educação em Debate, n. 85, p. 75-92, 2021
ZAIM-DE-MELO, Rogério; GODOY, Luís Bruno de; SANTOS RODRIGUES, Gilson. De universitários a “artistas”: a trajetória da trupe Los Pantaneiros no Pantanal Sul-Mato-Grossense. In: BARBOSA, Diocélio Batista; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos (org.). Circo e comicidade: reflexões e relatos sobre as artes circenses em suas diversas expressões. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.
ZAIM-DE-MELO, Rogério; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento; NOZU, Washington Cesar Shoiti; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Cultura escolar: espaços, tempos e currículo de uma “Escola das Águas” do Pantanal. In: TORQUI, Gicelma da Fonseca Chacarosqui; SILVA, Denise; FIGUEIREDO, Carlos Vinicius da Silva; LEITE, Mário Cezar Silva (org.). Explosão cultural: interfaces dos estudos. Campinas: Mercado de Letras, 2022.
ZAIM-DE-MELO, Rogério; TIAEN, Marcos Sérgio; GODOY, Luis Bruno de; COSTA, Ana Carolina Pontes; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. Navegando no rio dos sonhos: quando o barco vira um circo. Cadernos do GIPE CIT: o circo ontem e hoje. Salvador, ano 25, n. 44, p. 186-202, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)