Teatro nos trilhos: a encenação de Boca de Ouro dentro de um trem na região suburbana de Salvador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0302

Palavras-chave:

Site-specific, Boca de Ouro, Nelson Rodrigues, Teatro na Bahia

Resumo

O diretor teatral Fernando Guerreiro, um dos encenadores mais importantes da história do teatro na Bahia, redimensionou a relação entre o artista e a cidade ao montar o espetáculo Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, dentro de um trem em movimento pelo Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com características do site-specific, a peça itinerante se tornou um marco na memória recente das artes cênicas na capital baiana. Além de ser exibida num espaço insólito e de deslocar o fazer teatral do centro para a periferia, também ganhou um caráter formativo e de mobilização social, através do diálogo do encenador e do elenco com líderes comunitários e da realização de oficinas de arte para os moradores da região suburbana.

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Biografia do Autor

Marcos Uzel, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, pela Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Mestre pela IHAC/UFBA. Graduado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UFBA. Docente nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

UZEL, Marcos. Teatro nos trilhos: a encenação de Boca de Ouro dentro de um trem na região suburbana de Salvador. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0302. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22661. Acesso em: 21 nov. 2024.