Grupo de teatro e teatro de grupo na Colômbia parte 1: um estudo remoto em Medellín

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0212

Palavras-chave:

Teatro de grupo latino-americano, Política cultural, Pesquisa virtual

Resumo

O artigo se baseia em pesquisa que teve como fonte as páginas virtuais de grupos teatrais da cidade de Medellín, prefeitura, imprensa, festivais e revistas acadêmicas. Depois de apresentados os conceitos envolvidos e a metodologia, buscam-se os aspectos em comum e observam-se as especificidades de cada conjunto, tendo como fonte principal seus textos de autodefinição. O que pode uma pesquisa remota, na busca de pistas de um teatro de grupo?

Downloads

  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 1

Biografia do Autor

Rosyane Trotta, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Artes Cênicas (PPGAC) e Mestre em Teatro (PPGT) pela UNIRIO. Professora do Departamento de Direção Teatral, docente permanente do PPGAC e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC) da UNIRIO. Coordenadora dos projetos de pesquisa A periferia como centro: pesquisa e docência no teatro de grupo do Rio de Janeiro (CNPq) e Autoficção e decolonialidade nos processos coletivos de criação dramatúrgica (UNIRIO).

Referências

AGUDELO, Yenny Paola. A violência na dramaturgia colombiana de Tania Cárdenas e Ana Maria Vallejo. In: Letra e Ato, Unicamp, p.48-55, 2019. Disponível em:

https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/edicoesletraeato/article/view/4608/4638. Acesso em: 02 dez. 2021.

CALLE, David. Grupos de teatro de Medellín, en descontento con MinCultura. In: El tiempo, 14 de abril de 2021. Disponível em:

https://www.eltiempo.com/colombia/medellin/medellin-grupos-de-teatro-inconformes-con-salas-abiertas-581030. Acesso em: 13 jan.2022.

CASTAÑEDA, Ronal. El Teatro El Trueque se queda sin casa. In: El Colombiano, 10 de maio de 2019, Bogotá.

Disponível em: https://www.elcolombiano.com/cultura/el-trueque-se-queda-sin-sede-LA10678425. Acesso em: 06 dez. 2021.

CORTÉS, Raúl. Teatro Experimental Fontibón: poética, resistencia y mistério (1979-2019). Medellín, Fundação Teatro Experimental Fontibón / MinCultura, 2018. Disponível em:

https://issuu.com/experimentalfontibon/docs/maqueta_libro_final_dic_7 . Acesso em: 13 jan. 2022.

ESQUIVEL, Catalina. Teatro La Candelaria: memoria y presente del teatro colombiano. Tese de Doutorado. Facultad de Filosofia y Letras. Universidad Autónoma de Barcelona. 2014, 298p. Disponível em: https://www.tdx.cat/handle/10803/283533?locale-attribute=es#page=1. Acesso em: 13 jan. 2022.

FORERO, Andrea del P. Prácticas de comunicación para el cambio social en colectivos de teatro pioneros en Bogotá. In: Discurso Visual, revista arbitrada de Artes Visuales, tercera época, número 45, p.133-142, enero/junio 2020.

GIACCHÈ, Piergiorgio. Lo spettatore participante: contributi per un’antropologia del teatro. Milano: Guerini, 1991.

MERCADO, Camila. El Teatro Comunitario en crecimiento. Debates en torno a la autogestión de los recursos. In: VII Jornadas Santiago Wallace de Investigación en Antropología Social. Sección de Antropología Social. Instituto de Ciencias Antropológicas. Facultad de Filosofía y Letras, UBA, Buenos Aires, 2013. Disponível em: https://www.aacademica.org/000-063/135. Acesso em: 06 dez. 2021.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

TROTTA, Rosyane. Grupo de teatro e teatro de grupo na Colômbia parte 1: um estudo remoto em Medellín. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0212. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21410. Acesso em: 3 maio. 2025.