A cena americana de Mary Overlie e a origem do Six Viewpoints

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0108

Palavras-chave:

Six Viewpoints, Mary Overlie, Grand Union, Mabou Mines

Resumo

Em maior ou menor grau, a improvisação é elemento inerente das artes cênicas. No entanto, os conceitos que orientam a construção de enunciados de improvisação refletem os valores e os conceitos de sua época. O Six Viewpoints, sistema de improvisação articulado por Mary Overlie, foi tornado público em 1978 e desde então veio se consolidando, e hoje participa da formação de muitos artistas no Brasil. Sua origem, no entanto, não está dissociada de suas circunstâncias históricas. Nesse artigo de caráter biográfico, buscou-se a conexão entre a prática e a teoria, desenhando alguns traços da trajetória da artista Mary Overlie desde sua infância em Montana até 1980, em Nova Iorque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Rinaldi

Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestrado pela mesma universidade. Graduada em Educação Artística com Habilitação em Teatro pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP).

Referências

BANES, Sally. Grand Union: Presentation of everyday life as dance. Dance Research Journal, vol.10, No. 2, p.43-49, 1978a.

BANES, Sally. II Mary’s Overlie Painter’s Dream. Dance-magazine. November, 1978b. Disponível em:

http://archive.thekitchen.org/wp-content/uploads/2017/01/Dance-Magazine-Review.pdf Acesso em: 15 out. 2021.

BARLIANT, Claire. 112 Greene Street. The Paris Review Daily, 2012. Disponível em: https://www.theparisreview.org/blog/2012/07/25/112-greene-street/ Acesso em: 15 out. 2021.

BOGART, Anne. Conversations with Anne – twenty-four interviews. New York City: Theatre Communications Group - TCG, 2012.

COHN, Ruby. Mabou mines' translations of Beckett. In: Alan Warren Friedman, Charles Rossman, Dina Sherzer. Beckett translating/translating Beckett. University Park: Pensilvania State University Press, 1987, p.175-180.

CRAWFORF, Jane. Gordon Matta-Clark: In Context, p. 112 - catálogo da exposição Gordon Matta-Clark, que aconteceu na David Zwirner Gallery de 6 de junho a 19 de outubro de 2008. Disponível em: http://www.davidzwirner.com Acesso em: 15 out. 2021.

FISCHER, Iris Smith. Mabou Mines - Making avant-garde theater in 1970s. Ann Harbor: University of Michigan Press, 2012.

FOX, Terry Curtis. A Voice of his Own. Village Voice. New York City, out. 1978. p.67. Disponível em:

https://news.google.com/newspapers?nid=1299&dat=19780731&id=eA4QAAAAIBAJ&sjid=aosDAAAAIBAJ&pg=6501,2350604 Acesso em: 15 out. 2021.

GUSSOW, Mel. David Warrilow, 60, an actor who interpreted Beckett dies. New York City: New York Times, ago. 1995. Disponível em:

https://www.nytimes.com/1995/08/29/obituaries/david-warrilow-60-an-actor-who-interpreted-beckett-dies.html Acesso em: 15 out. 2021.

KRISTEVA, Julia. Le génie feminine, la vie, la folie, les mots (tomo III). Colette. Paris: Fayard, 2002.

OVERLIE, Mary. Standing in space: the Six Viewpoints theory & practice. Billings: Artcraft Printers, 2016.

PERRON, W. Through the eye of a dancer: select writings. Connecticut: Wesleyan University Press, 2013.

PIRSIG, Robert. Zen and the art of motorcycle maintenance. New York: Willian Morrow & Company Inc., 1999.

PRECIOSO. Daniel. Os Diggers de San Francisco nos sixties: apropriações de um movimento inglês seiscentista. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v. 12, no. 2, p.116-138, 2018.

RINALDI, Miriam. Viewpoints Teoria e Prática. Tese (Doutorado em Teatro) – Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em:

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-06022018-094418/pt-br.php Acesso em: 15 out. 2021.

SCHONTZLER, Gail. Montana’s legendary art pioneer: Bob and Gennie DeWeese. Bozeman Daily Chronicle. Bozeman: dez. 2011. Disponível em https://www.bozemandailychronicle.com/100/newsmakers/article_1c0afdfc-2ebe-11e1-b4ab-001871e3ce6c.html?mode=print Acesso em: 15 out. 2021.

SOMMER, Sally R. Mary Overlie – I was a wild Indian who happened to dance. The Drama Review, New York City: v. 24, n. 4, 1980.

The Camera in the body’s hands: Painter’s Dream. (Sem créditos). New York City: New York Public Library for Performing Arts, Jerome Robbins Dance Division. DVD, de U.S. Channel D, 1978, 32 minutos. Identificador: RLIN/OCLC: NYPY96-F524 - NYPL catalog ID (B-number): b12684594 - Universal Unique Identifier (UUID): 18162fc0-7af1-0135-6f8a-0690c79455ae.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

RINALDI, Miriam. A cena americana de Mary Overlie e a origem do Six Viewpoints. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–31, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0108. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21009. Acesso em: 28 mar. 2024.