Caminhos interativos em Viewpoints: Apontamentos e inflexões em “Sete tons de uma poesia”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0104

Palavras-chave:

Viewpoints, Dança, Educação, Professor, Teoria Corpomídia

Resumo

Esse artigo descreve um processo de criação em dança, partindo de estudos teóricos/prático, sob o viés co-evolutivo de entendimento de corpo como mídia de si mesmo, amparada pela Teoria Corpomídia, pelo método desenvolvido pela diretora norte-americana Anne Bogart, o Viewpoints e a partir da experiência em sala de aula com jovens moradores do bairro Alto de Santa Cruz. Esses jovens marcados por violência e mortes diárias e a realidade precária do professor de escola pública, são referências à montagem da obra Sete Tons de uma Poesia. A escrita apresenta inferências pessoais como artista e docente na Rede Municipal de Salvador, que entende ambos como ação política, cujo foco se encontra em questões singulares e locais.

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Biografia do Autor

Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque, Professora Adjunta nos Cursos de Licenciatura em Dança e Teatro (UESB)

 Doutorado em Comunicação e Semiótica PUC – SP (2016).  Professora adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Letras no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem - PPGCEL- UESB.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

ALBUQUERQUE, Iara Cerqueira Linhares de. Caminhos interativos em Viewpoints: Apontamentos e inflexões em “Sete tons de uma poesia”. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0104. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20931. Acesso em: 19 abr. 2024.