Contribuições à leitura do objeto em cena
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102322018384Resumo
O papel do objeto em cena é fundamental no teatro de animação e naquele que não usa a palavra escrita ou falada. A semiosfera que reúne e combina os objetos, o tempo, o som, o movimento e a imagem a outros elementos produzidos em cena, é responsável pela significação.Investigaremos como o teatro serve-se da semelhança para significar. Os objetos podem significar por eles mesmos, ou produzir outros significados: um telefone rosa em cena pode também passar a ideia de feminilidade. Esse modo de ver – um telefone como um signo dentre um conjunto de signos – permitiu-nos elaborar operações sígnicas com o objetivo de criar condições favoráveis à dramaturgia no teatro de animação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)