“E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento!” O Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102322018348Resumo
O presente artigo engendra algumas reflexões sobre as contribuições do Teatro de Animação para a formação do ator e do bailarino na contemporaneidade. Rompendo com a radicalidade de uma visão do boneco/marionete como um modelo ideal, utópico e inalcançável, na esteira do que pensadores como Heirinch von Kleist, Craig, Meyerhold e outros colocaram para o ator e o bailarino, o artigo apresenta a marionete contemporânea a partir da compreensão dos corpos e dos estados marionéticos propostos por Joëlle Noguès: uma entidade em relação com o ator-manipulador, capaz de afetar e ser afetada, que rompe as fronteiras entre o animado e o inanimado na cena do Teatro de Animação contemporâneo e que abre para o ator e o bailarino um vasto campo de pesquisa e criação. Compreender estas transformações é fundamental para se pensar o processo de formação do artista para, com e no Teatro de Animação hoje, seja nos espaços formais e institucionalizados – campo acadêmico – seja nos espaços informais.
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