Rodrigo García, política e a pulsão rapsódica em A história de Ronald, o palhaço do McDonald's

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0115

Palavras-chave:

teoria teatral, dramaturgia, pulsão rapsódica, capitalismo, MacDonald's

Resumo

A partir de fragmentos da crise que vem marcando a linguagem teatral nos últimos dois séculos, este artigo tem o objetivo de compreender como aproximações entre teatro e política se reconfiguram através da pulsão rapsódica na peça A história de Ronald, o palhaço do McDonald's, do dramaturgo hispano-argentino Rodrigo García. Foi possível perceber que a obra se utiliza da justaposição e do transbordamento dos modos dramático, lírico e épico para compor um olhar que coloca em tensão a influência de grandes empresas, como a rede de fast food estadunidense sobre o consumo na contemporaneidade. Uma linguagem dramatúrgica que reinventa paradigmas e dialoga com a poética da pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Wandscheer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisa sobre cinema queer brasileiro e, há aproximadamente seis anos, tem experiência como ator.

João Claudio Petrillo Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando  em Artes Cênicas pela UNiversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Teatro  pela UFRGS.

Clóvis Dias Massa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle – Paris3, Paris 3, França. Doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professor Titular Graduação e na Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

Referências

A HISTÓRIA de Ronald, o palhaço do McDonald's [La historia de Ronald, el payaso de McDonald’s]. Texto de Rodrigo García. Encenação de Rodrigo García. Atuação: Ruben Ametlle ou Ion Munduate, Juan Loriente e Juan Navarro. Realização: La Carnicería Teatro. Espanha, 2002. Disponível em: <https://rodrigogarcia.es/ronald> Acesso em: 25 de abr. 2024.

BIET, Christian. Rencontre avec Rodrigo García sur le spectacle Evel Knievel contre Macbeth na terra do finado Humberto. Université de Nanterre/Théâtre des Amandiers. Nanterre, 04 abril 2019 (registro em áudio).

KINCHELOE, Joe L. The Sign of the Burger: McDonald's and the Culture of Power. Philadelphia: Temple University Press, 2002.

MASSA, Clóvis Dias. Tensões e interações entre dramaturgia e escritura dramática. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0209. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19250. Acesso em: 17 jun. 2024.

OROZCO, Lourdes. Rodrigo García and La Carnicería Teatro / Boucherie Théâtre. In: DELGADO, Maria M.; REBELATTO, Dan (org.). Contemporary European Theatre Directors. Abingdon e New York: Routledge, 2020. p. 407- 420.

PIGNON, Rafaëlle Jolivet. La représentation rhapsodique: quand la scène invente le texte. Montpellier: L'Entretemps, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WWF Martins Fontes, 2014.

RITZER, George. The McDonaldization Thesis: explorations and extensions. Londres: SAGE Publications Ltd, 1998.

SANCHES, João Alberto Lima. Dramaturgia e Pós-Modernidade: a rapsódia como estratégia pós-moderna para o drama. Revista Cena, Porto Alegre, n. 23, p. 101-110, set./dez. 2017.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno. São Paulo: Perspectiva, 2017.

SARRAZAC, Jean-Pierre e DANAN, Joseph. Atelier d'écriture théâtrale. Arles: Actes Sud – Papiers, 2012.

SILVA, Camila Damasceno. A dramaturgia performativa de Rodrigo García e a produção de corporeidades. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

STRANGER, Inés. ”Rodrigo García: entre drame et performance". In SARRAZAC, Jean-Pierre & NAUGRETTE, Catherine (Org.). La réinvention du drama (sous l’influ- ence de la scène). Études Théâtrales, nº 38-39, 2007. p. 173-176.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac & Naif, 2001.

TACKELS, Bruno. Rodrigo García: écrivains de plateau IV. Besançon: Les Solitaires Intempestifs, 2006.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

WANDSCHEER, João Paulo; MIRANDA, João Claudio Petrillo; MASSA, Clóvis Dias. Rodrigo García, política e a pulsão rapsódica em A história de Ronald, o palhaço do McDonald’s. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0115. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25522. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?