Brecht e a gangorra capitalista: rastros pedagógicos em A Santa Joana dos Matadouros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e110

Palavras-chave:

Brecht, teatro épico, pedagogia, capitalismo, rastros

Resumo

Este artigo se propõe a discutir como o sistema capitalista é tensionado a partir dos rastros pedagógicos contidos na metodologia épica da peça teatral A Santa Joana dos Matadouros (1929-1931), do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. O conceito de “gangorra capitalista” encontra inspiração nas palavras da protagonista Joana Dark. No entanto, mais do que criticar um sistema em que, para poucos estarem em cima, muitos precisam estar embaixo, Brecht contribui para a formação de sujeitos-objetos da história, que formam suas próprias reflexões perante a experiência com o teatro e se deparam com uma poética pedagógica que intervém e deixa rastros na política, na economia e na educação.

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Biografia do Autor

João Paulo Wandscheer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela PUCRS. Diretor, roteirista e ator.

Tiago Silva, Universidade Federal do Rio Grande do sul

Doutorando em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Graduação em História pela Universidade Feevale. Bacharelado em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Dramaturgo, diretor, pesquisador e professor de Teatro.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

WANDSCHEER, João Paulo; SILVA, Tiago. Brecht e a gangorra capitalista: rastros pedagógicos em A Santa Joana dos Matadouros. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e110. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26839. Acesso em: 29 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação