O Beijo [Cancelado]: pontos de tensão na obra de Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104492023e0108Palavras-chave:
Punctum, estudos de gênero, atuação, pontos de tensão, teatro brasileiroResumo
O artigo parte da experiência de adaptação da peça O Beijo no Asfalto (1961) para apresentação como Estágio de Atuação no Departamento de Arte Dramática (DAD) da UFRGS. O resultado originou o monólogo intitulado O Beijo [Cancelado][, em cuja pesquisa se pretendeu identificar e discorrer sobre aquilo que denominamos de pontos de tensão da peça, os imperativos de linguagem que dizem respeito ao tratamento de gênero das personagens que podem ser submetidos a um diálogo com a crítica anti-homofóbica e feminista. O processo parte do reconhecimento da não-neutralidade do corpo do ator cisgênero frente ao desafio de representar personagens de grupos subalternizados.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BUTLER, Judith. Vida precária. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, n.1, p. 13-33, 2011.
CRUZ, Jessika Villalon Souza. Teatro e transexualidade: Narrativa sobre a construção da personagem Geni, de Nelson Rodrigues, na experiência de uma mulher transexual. In Anais do XI Cinabeth - Diversidade sexual, étnico-racial e de gênero: saberes plurais e resistências. Vol. 2, p 137-149, 2023.
FERRACINI, R. Codificar para recriar: a busca do “Punctum”. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 7, p. 039-047, 2018.
MIRANDA, João Claudio Petrillo. Pontos de Tensão: Desafios para o ator contemporâneo na obra de Nelson Rodrigues. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte Dramática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
MONTENEGRO, Fernanda. Prólogo, Ato, Epílogo: memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RODRIGUES, Sônia. Nelson Rodrigues por ele mesmo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
FONTANARI, Rodrigo. Do Neutro ao Punctum – em Busca do Grau Zero do Olhar. Volume 17, Exemplar n°1, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15210/ rle.v17i1.15351
FONTANARI, Rodrigo. A noção de punctum de Roland Barthes, uma abertura da imagem?. Volume 03. Exemplar n° 1, 2015. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/20000
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)