Sobre a Revista
- Foco e escopo
- Periodicidade | Qualis
- Taxas (Políticas de Acesso Aberto)
- Políticas e fluxo de avaliação
- Código de ética e boas práticas para publicação
- Conflito de interesses | Verificação de originalidade | Política de plágio |Reclamações, recursos e discursos pós-publicação
- Indexação da Urdimento
- Redes Sociais
- Política de Privacidade
- Submissões simultâneas e publicações múltiplas
- Política de Arquivamento
- Histórico da Urdimento
Foco e Esopo
URDIMENTO – Revista de Estudos em Artes Cênicas, fundada em 1997 - é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Alicerçada no diálogo privilegiado entre professoras(es) e pesquisadoras(es), a revista tem compromisso com a criação de um corpo temático de pesquisa, promovendo estímulo e suporte teóricos para futuras reflexões sobre diferentes temas abordados na grande área das Artes Cênicas (teatro, dança, ópera, circo).
A Urdimento publica trabalhos originais e inéditos oriundos de estudos teóricos, experimentações práticas, pesquisas e reflexões, atuais e históricas, procurando oferecer as/aos suas/seus leitoras(es) textos de qualidade e excelência, tanto de pesquisadoras(es) nacionais como de estrangeiras(os), bem como traduções de trabalhos de pesquisadoras(es) estrangeiras(os).
A Urdimento publica textos inéditos em português ou espanhol, e suas versões em inglês.
A Urdimento almeja:
I - Estabelecer-se como canal de divulgação de estudos recentes e inovadores na área de concentração do PPGAC – Artes Cênicas -, e nas suas quatro linhas: Corpo, Performatividade e Teatro de Animação; Imagens políticas; Pedagogia das Artes Cênicas; Teatro, Sociedade e Criação Cênica.
II – Publicar temas, debates e reflexões presentes contemporaneamente entre os profissionais e pesquisadores e coordenadores de projetos de pesquisa e extensão voltados às Artes Cênicas e que se propõem a publicar e divulgar artigos relativos a estudos, análises, descrições e ações dentro do campo das Artes Cênicas no Brasil e no exterior.
III - Fomentar o debate de questões teórico-metodológicas referentes às Artes Cênicas e sua aplicabilidade nas práticas cênicas atuais ou históricas.
V - Divulgar publicações originais e inéditas de: artigos, relatos, dramaturgias, entrevistas, debates, traduções, resenhas e documentos concernentes à pesquisa, estudos teóricos e práticas cênicas. De modo a contribuir para a circulação de saberes através do livre acesso ao conhecimento de ponta construído por autores nacionais ou estrangeiros.
Periodicidade: Quadrimestral. Com possibilidade de publicação de Dossiês Temáticos nos meses de abril, julho, setembro e dezembro de cada ano.
Qualis: A1
Política de Acesso Aberto (Sobre Taxas)
A Urdimento oferece Acesso Aberto ao seu conteúdo, de acordo com a licença aberta (Creative Commons) seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público é proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.
A revista Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, não cobra nenhuma taxa para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download dos textos submetidos e tampouco para acesso aos textos publicados, que são distribuídos pela licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY), proporcionando acesso publico a todo seu conteúdo e seguindo o principio de incentivar a pesquisas de forma gratuita, fomentando o intercâmbio global de conhecimento. Os trabalhos publicados pela revista são de acesso e uso gratuitos, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são cedidos à revista.
A Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas está licenciada com:
Licença de Atribuição Creative Commons – (CC By 4.0)
Utilização do DOI: cada artigo ou texto publicado na Urdimento receberá um número para o DOI.
Políticas e fluxo de avaliação
Os encaminhados a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, serão avaliados, pelo sistema de duplo-cego (double blind review), por dois pareceristas indicados pela Editoria-chefe dentre o corpo de Conselho de Pareceristas da Revista.
As/Os Pareceristas/Avaliadoras(es) deverão ser profissionais de reconhecida formação e experiência, preferencialmente doutores, de instituições de ensino superior e/ou pesquisa nacionais ou internacionais, com significativa produção científica nas áreas do escopo da revista.
O artigo submetido à Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, passa por cinco fases:
- Na primeira fase,passa pela apreciação da Editoria-chefe que irá verificar se o mesmo atende os critérios de publicação da Revista, principalmente relacionado ao escopo da linha editorial. O texto pode ser devolvido a/o autor(a) com observações e/ou sugestões de correções necessárias antes de encaminhar aos avaliadores, ou rejeitado por não atender as normas/escopo da Revista.
- Na segunda fase o texto é encaminhado a dois pareceristas ad hoc (especialistas na área ou na abordagem do artigo em avaliação) para sua analise. O texto que obtiver dois pareceres favoráveis à sua publicação segue para a fase de revisão de português e ajustes finais pelos autores. Os textos que obtiverem dois pareceres desfavoráveis são considerados rejeitados e os autores comunicados desta deliberação. Quando ocorrer divergência entre os pareceres, os textos serão encaminhados a um terceiro avaliador. Os textos que os avaliadores fazem sugestões de modificações serão encaminhados aos autores para correções como condição para publicação.
- A terceira faseconsiste na avaliação das modificações feitas pelos autores, quando isso for necessário, e no encaminhamento dos textos aprovados ao Portal de Periódicos da UDESC para submissão ao software de identificação de similaridades. Nesta fase pode ocorrer: O artigo ser rejeitado por excesso de similaridades com outros textos publicados. O artigo voltar aos autores para pequenas correções de similaridades.
- Na quarta fase, o artigo que não apresentar similaridades volta ao autor(a) para providenciar a sua revisão ortográfica, gramatical e contextual, nominando, em nota de rodapé, a pessoa responsável pelo trabalho, bem como a formação acadêmica desta(e) profissional.
- Na quinta fase, o artigo que atendeu todos os requisitos acima colocados vai para digitação. E depois é encaminhado ao/a autor/a para verificar se o texto está correto e autoriza a sua publicação.
O trabalho dos avaliadores ad hoc consiste em:
- Verificar a qualidade e pertinência do levantamento bibliográfico, a clareza dos pressupostos teórico-metodológicos, a qualidade das reflexões e da mobilização das categorias explicativas e descritivas apresentadas na análise e/ou problema levantado;
- Analisar o aprofundamento do artigo acerca do tema apresentado e o caráter acadêmico da abordagem proposta;
- Levar em consideração os critérios de avaliação apontados pela Revista:
- Conformidade do texto às regras estabelecidas pela
- Pertinência do artigo ao periódico
- Originalidade
- Atualidade e relevância do tema
- Clareza e adequação do título à proposta do
- Resumos sucintos, claros e compreensíveis e sua relação com o artigo
- Coerência das palavras-chave
- Clareza de objetivos
- Estrutura e organização do artigo quanto à coerência
- Consistência metodológica
- Fundamentação teórica
- Pertinência, relevância e atualidade das referências bibliográficas
- Reflexões do autor
- Coerência e pertinência da argumentação
- Considerações finais condizentes com os objetivos propostos
- Linguagem e qualidade da redação
- Verificação e adequação do artigo à seção da revista a qual foi submetido
A revista Urdimento adota o sistema de revisão por pares duplo-cego (double blind review). Os revisores desconhecem os nomes ou afiliações dos autores e as avaliações dos revisores são encaminhadas aos autores sem a identificação dos mesmos.
Todos os artigos publicados na Urdimento são verificados quanto a sua originalidade. A verificação usa o software iThenticate para detectar coincidências e semelhanças entre os textos sob avaliação e aqueles publicados anteriormente em outras fontes.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de suas/seus autoras(es) e não a posição oficial da revista Urdimento ou do Programa de Pós-Graduação em Teatro do CEART/UDESC.
Código de ética e boas práticas para publicação
A Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, tem compromisso ético com os autores, avaliadores e leitores, e segue os princípios de transparência e boas práticas preconizadas pelo código de ética está amparado nas orientações do COPE (Committee on Publications Ethics), de DOAJ (Directory of Open Access Journals), e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Ministério da Educação - Brasil).
Na avaliação do conteúdo intelectual dos manuscritos, a Editoria-chefe e Conselho de avaliadoras(es) devem respeitar o Princípio da impessoalidade e da Transparência. É expressamente proibida qualquer discriminação de raça, gênero, classe, nacionalidade, crença religiosa ou ideológica que interfira no processo de avaliação dos manuscritos.
A. Editores
- Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais para atendimento ao escopo da Revista.
- As reclamações ou denuncias a cerca do periódico, sua equipe, conselho editorial, editor ou sobre os textos publicados podem ser anônimas ou identificadas e ambas serão tratadas com a mesma seriedade.
- A Urdimento publica erratas/retratações e atualizações necessárias. A errata/retratação deve mencionar o artigo original, e no artigo original deve ser mencionado a errata/retratação.
- O prazo máximo para processamento, avaliação, deliberação final dos textos submetido à Revista Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, e sua publicação, é, normalmente, de quatro meses após a submissão do artigo na plataforma OJS3.
B. Autoria e contribuição
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de suas/seus autoras(es) e não a posição oficial da revista Urdimento ou do Programa de Pós-Graduação em Teatro do CEART/UDESC.
A revista está aberta a receber manuscritos de autoras(es) nacionais e internacionais voltadas a publicação e divulgação das Artes Cênicas que contribuam para a aquisição, análise e interpretação dos dados com efetiva criticidade de resultados confiáveis para a redação do texto. Destaca-se também que os autoras(es) são responsáveis pela integridade do trabalho, e devem estar cientes e concordar com as normas da revista quanto à submissão e eventual publicação.
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros. Essas retratações podem ser publicadas, juntamente com o pedido de retratação, na forma de anexo ao texto.
- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma Revista.
- Todos os autores do artigo devem ser listados nominalmente, e não devem ser adicionados autores que não contribuíram com o texto.
Declaração da contribuição dos autores e colaboradores:
A Equipe Editorial da Urdimento – Revista de Estudo em Artes Cênicas, solicita que as/os autoras/es quando publicarem em coautoria que registrem no final do artigo a contribuição de cada um(a) das(os) autoras(es) e colaboradores do texto. Sendo que essa informação será publicada no final do artigo.
A Urdimento – Revista de Estudo em Artes Cênicas, adota a prática de listar as contribuições de cada autor, nos casos dos trabalhos com coautoria (as), com base nas 14 categorias propostas pela Taxonomia das Funções do Colaborador (CRediT).
Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.
Utilização do DOI: cada artigo receberá um número para o DOI.
A Urdimento recomenda aos autores armazenar os dados de pesquisa em repositórios de dados, pois podem ser solicitados mesmo depois da publicação.
Artistas reconhecidos por seus pares, em sua área de atuação, e referendados pelos Editores dos Dossiês, podem publicar artigos e/ou relatos nos dossiês da Urdimento, mesmo que os mesmos não possuam titulação acadêmica, ou possuam apenas graduação. Com isso passamos a reconhecer o artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo artístico.
Responsabilidade ideológica autoral
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de suas/seus autoras(es) e não a posição oficial da revista Urdimento ou do Programa de Pós-Graduação em Teatro do CEART/UDESC.
Artigos apresentados em eventos científicos
A Urdimento aceita artigos a partir de comunicações de pesquisa já publicadas em Anais de eventos, desde que sejam substancialmente revistos e aumentados. E a/o autor(a) deve, em nota de rodapé, explicitar e referenciar os devidos Anais. A Urdimento só aceita um percentual de 15% de similaridade com o texto original já publicado em Anais.
Adaptações de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses
Para artigos originados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses o autor deverá informar tal condição/situação no momento da submissão no campo notas para o editor e, caso o texto seja aprovado, deverá constar em nota de rodapé esta informação.
C. Avaliadores
- A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não devem ser afetadas pelas origens do manuscrito, incluindo a nacionalidade, etnia, crenças políticas, raça ou religião dos autores..
- As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade.
- O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo.
- Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor.
- Os pareceres devem justificar a decisão do avaliador e contribuir, sempre que possível, para a melhora do trabalho avaliado.
- Os textos encaminhados a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, serão avaliados, pelo sistema de duplo-cego (double blind review), por dois pareceristas indicados pela Editoria-chefe dentre o corpo de Conselho de Pareceristas da Revista.
D. Conflito de interesses
O conflito de interesses pode ser de ordem acadêmica, pessoal, política, comercial, financeira ou, ainda, de outra natureza. O conflito de interesses é um processo ou uma situação em que autoras(es), revisoras(es) ou editoras(es) possuem interesses, visíveis ou não, que podem influir na produção dos dados, na redação ou na avaliação/revisão do manuscrito. O processo de revisão por pares, a atividade dos editores e a credibilidade das informações presentes nos manuscritos estão associados à gestão do conflito de interesses.
A/O(s) autor(as/es) do manuscrito deve(m) informar obrigatoriamente se existe ou não conflito de interesses por meio de uma declaração. Esta deverá ser obrigatoriamente anexado no Passo 4 – transferência de documentos suplementares. Nos manuscritos em que houver conflito de interesses essa informação deverá constar obrigatoriamente em uma nota de rodapé presente no início do texto.
A/O(s) revisor(as/es) devem obrigatoriamente informar a equipe editorial da revista Urdimento sobre a presença de conflito de interesses declarando-se não qualificada/o(s) para proceder à avaliação do manuscrito.
A/O(s) consultor(as/es) ad hoc deve(m) obrigatoriamente dar ciência aos editores da Urdimento de quaisquer conflitos de interesse que possam ter influência em sua opinião sobre o manuscrito, e, se for o caso, deve(m) declarar-se não qualificada/o(s) para dar-lhe parecer.
A/O(s) editor(as/es) deve(m) obrigatoriamente comunicar ao Editores Associados da Urdimento caso haja conflito de interesses relativamente ao manuscrito, para que o processo de avaliação seja acompanhado de forma transparente.
E. Verificação de originalidade
A Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, considera o plágio uma falha ética grave e inadmissível. Todas as fontes de pesquisa devem ser rigorosamente citadas de acordo com as normas de publicação da Revista.
É vedada, também, a prática da "reciclagem" de textos. Ao depositar o conteúdo na base de dados da Verificação de Similaridade, é possível que outros editores comparem seus textos submetidos com aqueles publicados anteriormente. Para verificar o princípio da Similaridade, a revista utiliza a iniciativa Crossref - Similary Check, que reúne diversos periódicos que tem por objetivo proteger a originalidade dos conteúdos que publicam, reforçando assim o compromisso ético da revista para seus autores, avaliadores e sociedade.
“A verificação de Similaridade utiliza o software iThenticate que detecta similaridades de textos em bancos de dados na internet, bases de dados e de outros membros, gerando relatórios personalizados e informando os links de coincidências de frases encontradas em documentos publicados anteriormente em outras fontes” (PORTAL DE PERIODICOS UDESC, 202?). Disponível em: https://www.udesc.br/portaldeperiodicos/capacita. Acesso em: 01 abr. 2023.
F. Política de plágio
Os manuscritos submetidos a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, passam por procedimentos de investigação de possíveis plágios, anteriormente ao envio para a avaliação às cegas e busca cumprir com os critérios de originalidade dos trabalhos publicados e de informação das fontes das ideias apresentadas. Etapas de identificação de possíveis plágios.
- Após a avaliação do pareceristas é realizado a análise do material submetido utilizando o Similary Check antes da publicação;
- Os relatórios de similaridade serão analisados pelos editores individualmente, e, caso encontre irregularidades, o autor será contatado para que faça as mudanças necessárias e o reenvio do manuscrito;
- Caso a irregularidade persista, os editores reservam-se no direito de recusar o trabalho para possível encaminhamento para avaliação e publicação;
- Se forem identificados altos índices de similaridade textual sem as referências, terão a submissão rejeitada;
- São aceitas adaptações de trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses, mas destaca-se que os autores devem informar na submissão, e será inserida uma nota de rodapé na primeira página, com a referência do material original;
- São aceitos artigos a partir de comunicações de pesquisa já publicadas em Anais de eventos, desde que sejam substancialmente revistos e aumentados. E a/o autor(a) deve, em nota de rodapé, explicitar e referenciar os devidos Anais. A Urdimento só aceita um percentual de 15% de similaridade com o texto original já publicado em Anais.
- Na identificação de citações não referenciadas, será dada a oportunidade aos autores/as de fazer a correção antes da publicação.
- Se houver comprovação de algum tipo de plágio de texto já publicado, a Revista se reserva no direito de retirar o texto do sistema. Destaca-se que o/a autor/a é responsável pelo conteúdo intelectual do artigo publicado na revista.
G. Reclamações, recursos e discussões pós-publicação
Prezando pelo rigor acadêmico/científico, a revista está aberta a processos de revisão pós-publicação, caso receba questionamentos ou denúncias acerca do conteúdo de um texto. Assim, recomenda-se que os/as autores/as armazenem por 05 (cinco) anos os materiais brutos (recomenda-se o depósito dos dados em repositórios de dados) relativos à pesquisa que originou a publicação, pois os mesmos podem ser solicitados em um processo de revisão editorial.
Os editores podem considerar uma retratação de acordo com as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics).
Indexação da Urdimento
É tarefa da Editora-chefe e dos Editores-Associados procurar colocar a Urdimento em indexadores que lhe deem visibilidade e manutenção de sua qualidade. Cabe a eles também a permanente atualização dos artigos da Urdimento juntos aos indexadores já conquistados.
Redes Sociais
A Equipe de Apoio Editorial dos periódicos do PPGAC é responsável pela alimentação das redes sociais da Urdimento. É vedada autopromoção nas postagens, propaganda político-partidária, uso de linguagem chula e ofensiva.
Política de Privacidade
As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade das(os) autoras(es). A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada pelos responsáveis ou seus representantes. Os nomes e endereços informados nesta revista não estão disponíveis para outras finalidades ou a terceiros.
Submissões simultâneas e publicações múltiplas
Com o objetivo de manter a qualidade e originalidade das publicações, a revista não aceita a submissão de um mesmo artigo que esteja tramitando em outro periódico simultaneamente, ou submissão de artigo já publicado mesmo com modificações, e que não alterem os dados e resultados de pesquisa. Assim, orienta-se que os autores informem no processo de submissão do manuscrito, se o mesmo já foi apresentado em outros contextos, como eventos, ainda que em outras línguas ou países.
Política de Acesso Livre
A Urdimento oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico significa proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.
Políticas de Arquivamento
A Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, está hospedada no Portal de Periódicos Udesc, o que garante a preservação de seu conteúdo digital por meio do Open Journal System, a partir do sistema PKP PN. A recuperação dos dados está garantida por meio de backups periódicos realizados pela Udesc. O conteúdo também é preservado pela Rede Cariniana do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), a qual faz parte do programa LOCKSS.
Histórico da Urdimento
A Urdimento foi lançada em 1997 como periódico do Núcleo de Pesquisas Teatrais para a América Latina, do Centro de Artes (CEART) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), tendo o Professor Doutor André Carreira como seu idealizador e seu editor até 2003.
Em 2004 a Urdimento passou a ser um periódico do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT). A editoria passou ao encargo de Edélcio Mostaço e a sua periodicidade anual foi normalizada. Em 2005 a Urdimento conquistou o conceito A junto ao qualis da CAPES para periódicos nacionais.
Em 2006 a editoria da Urdimento adotou a política de publicar na capa e na contracapa imagens de espetáculos produzidos nas disciplinas de Montagem Teatral I e II do curso de graduação em Teatro do CEART.
Em 2007 o periódico assume a nomenclatura definitiva e que mantém até os dias de hoje (2023), denominando-se Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas.
No ano de 2008 a Urdimento reformulou sua estrutura interna e passou a adotar os Dossiês Temáticos em suas seções. Passou a ser um periódico semestral. Mudanças nas estruturas também ocorreram em 2011 quando foi criada a seção Ensaio Fotográfico de Espetáculos, com o intuito de dar visibilidade aos processos cênicos dos docentes e discentes do CEART, criando um registro histórico das suas Montagens.
Com o v. 1 n. 22, 2014 a Urdimento deixou de ser impressa e torna-se um periódico, exclusivamente, online, adequando-se, desta forma, as novas mídias e proposições dos periódicos nacionais e internacionais. Em 2017 este periódico se tornou uma edição quadrimestral. E foi a sua viabilidade como periódico online que possibilitou a sua manutenção e crescimento durante a pandemia em 2020-2021.
No ano de 2023, a Urdimento passou a publicar quatro (04) Dossiês Temáticos por anos. Sendo que as publicações ocorrem nos meses de abril, julho, setembro e dezembro de cada ano.
As alterações da Urdimento, ao longo dos vinte e seis anos de sua história (1997-2023), revelam que este periódico se mantem vivo e em permanente busca de aproximar-se do pensamento e da prática teatral contemporânea ou histórica. E, com isso, a Urdimento se reinventa e se apropria das novas ferramentas advindas da implementação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Teatro, junto ao CEART/UDESC. Observo que desde 2021 o Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) passou a se denominar o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), e a Urdimento incorporou essa mudança em sua página na Web e em suas mídias sociais.
Nesse percurso de vinte e seis anos, diferentes editoras(es) assumiram a responsabilidade de continuar produzido esse relevante periódico, hoje qualis A1 na CAPES, e todas/todos foram estreitando os laços entre a produção artística da graduação e a reflexão teórica/prática na Pós-graduação.