O artivismo feminista das mulheres artistas do Yuyachkani: uma conversa com Ana Correa
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0501Palavras-chave:
Ana Correa, ativismo feminista, YuyachkaniResumo
Mulheres artistas do Grupo Cultural Yuyachkani do Peru têm se interessado pelas práticas cênicas desenvolvidas no artivismo feminista. Entrevistamos a atriz Ana Correa que nos contou sobre as ações de intervenção social em diferentes comunidades e coletivos de mulheres no Peru, de práticas artístico-pedagógicas de resgate de memória, de luta pelos direitos das mulheres e meninas que reivindicam por justiça contra às violências hegemônicas e patriarcais.
Downloads
Referências
DIÉGUEZ, Ileana. Performatividades de la búsqueda: la imaginación rexistente desde las mujeres que buscan a sus familiares desaparecidos. In: FERNANDES, Sílvia; DA COSTA, José. Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos. São Paulo: Hucitec, 2023.
MARKO, Ana Julia. Actores Testigos contra memórias insuficientes: poéticas do testemunho no grupo cultural Yuyachkani (Peru). In: FERNANDES, Sílvia; DA COSTA, José. Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos. São Paulo: Hucitec, 2023.
MARTINS, Lúcia Helena. O artivismo da proximidade: implicações pedagógicas em práticas de performances artivistas. 2022. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa, , Florianópolis, 2022.. Disponível em:
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00009b/00009b9c.pdf Acesso em: dez. 2023.
FISCHER, Stela. Mulheres, performances e ativismos feministas na cena latino-americana. São Paulo: Hucitec, 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)