Deconstruyendo armarios discursivos: crítica y visibilidad lésbica en As Moças de Isabel Câmara

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0103

Palabras clave:

teatro lésbico, crítica teatral, revisión crítica, borrado histórico

Resumen

Este artículo examina la crítica teatral de Yan Michalski (Jornal do Brasil, RJ/1969 y 1970) y Sábato Magaldi (O Estado de São Paulo, SP/1969) sobre la obra As Moças de Isabel Câmara (1967). Analizamos cómo dichos discursos contribuyeron a la invisibilidad de la cuestión lésbica en la obra, destacando la importancia de revisiones críticas para incluir conocimientos diversos. A partir de estudios sobre teatro feminista y feminismo decolonial, destacamos la relevancia de la fortuna crítica en la construcción de la historia del teatro brasileño y la necesidad de un enfoque descentralizado para una comprensión auténtica e inclusiva del teatro, reconociendo voces históricamente marginadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camile Cecília dos Anjos, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com Bacharelado em Artes Cênicas pela mesma instituição. Professora substituta do curso de Artes Cênicas na Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD).

Citas

ANDRADE, Ana Lúcia Vieira de. Nova Dramaturgia: anos 60, anos 2000. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

ASTON, Elaine. An Introduction to Feminist Theatre. USA and Canada: Routledge, 1995.

CÂMARA, Isabel. As Moças. Rio de Janeiro: Grua Livros, 2019.

CURIEL, Ochy. Construindo metodologias feministas a partir do feminismo decolonial. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020, p. 121-138.

DAHL, Maria Lucia. Antonio Bivar: o explorador de sensações peregrinas (Entrevista). São Paulo, 2010. Disponível em https://www.editoraimprensaoficial.sp.gov.br/Produto/Visualizar/3120. Acesso em: 01 mar. 2023.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Verbete: As Moças. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento399233/as-mocas. Acesso em: 19 out. 2023.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Verbete: Isabel Câmara. Disponível em:

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa359449/isabel-camara. Acesso em: 22 dez. 2023.

FAGUNDES, Carla Ceci Rocha; LIMA, Liliam Carine da Silva. Autoficção e autobiografia em As Moças: o beijo final, de Isabel Câmara: por uma leitura filológica. Revista Ecos, Cáceres, v.18, n. 01, p.19-34, 2015.

HOKI, Leíner. Tríbades, safistas, sapatonas do mundo, uni-vos: investigações sobre a poética das lesbianidades. Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2021.

MAGALDI, Sábato. Moderna dramaturgia brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1998.

MÍCCOLIS, Leila. Jacarés e lobisomens: dois ensaios sobre a sexualidade. Rio de Janeiro: Achiamé, 1983.

MICHALSKI, Yan. As Moças. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 out.1969. Disponível em http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_08&pagfis=142156. Acesso em: 20 nov. 2023.

MICHALSKI, Yan. As Sobrinhas da Tia Emília. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 out. 1970. Disponível em: http://memoria.bn.br/DOCREADER/030015_09/196340. Acesso em: 20 nov. 2023.

MIRANDA, Maria Brígida de.; JACOBS, Daiane Dordete Steckert. Programa da Disciplina Seminário Temático 1: Introdução ao Teatro Feminista; dramaturgias, encenações e ativismos, 2/2019.

MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilme, 1983, p. 437 - 453.

QUINALHA, Renan. Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Rio de Janeiro: A Bolha, 2019.

VINCENZO, Elza Cunha de. Um teatro da mulher: dramaturgia feminina no palco brasileiro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Publicado

2024-04-28

Cómo citar

ANJOS, Camile Cecília dos. Deconstruyendo armarios discursivos: crítica y visibilidad lésbica en As Moças de Isabel Câmara. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25135. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Justiça Epistêmica em Artes Cênicas