Alguien acaba de morir afuera: una experiencia escénica en Instagram

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0110

Palabras clave:

Enseñanza, Autonomía, Decolonialidad, Teatro, Experiencia remota

Resumen

Este texto contiene el informe y el análisis del proceso de creación teatral, perteneciente a la última etapa de formación de una importante escuela pública de teatro del Estado de Río de Janeiro, desarrollada con perspectivas de autonomía y apuntando a una enseñanza decolonial, ocurrida en el período de pandemia, con la experiencia remota como alternativa para el momento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniele Geammal, Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna (FAETEC)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Escola de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em ensino de Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2020). Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em cenografia, pela Escola de Belas Artes da (UFRJ - 1996). Professora efetiva da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC - RJ), lotada na unidade Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna desde 2006

Citas

ALGUÉM acaba de morrer lá fora. Intérpretes: Aloysio Araripe, Felipe De Góis, Laura Braga e Luiza Pitá. Roteiro: Jô Bilac. Rio de Janeiro: Instagram, 2021. Disponível em: https://www.instagram.com/alguemacaba/. Acesso em: 23 out. 2021.

BILAC, Jô. Alguém acaba de morrer lá fora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

FAETEC (RJ). Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Alguém acaba de morrer lá fora: Espetáculo de conclusão do 1º semestre de 2021. Facebook, Rio de Janeiro, p. 21 de agosto, 23 out. 2021. Disponível em:

https://www.facebook.com/322699121159625/posts/4229275603835271/.

Acesso em: 23 out. 2021.

FAHRER, Lucienne Guedes. Insistir na presença – Tentativas de invenção teatral e pedagógica em isolamento. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, dez. 2021. Disponível em

https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions

Acesso em: 02 jan. 2022.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GEAMMAL, Daniele Torres. Por que estamos todos parados olhando?: o ensino dos elementos visuais da cena na formação de atrizes e atores. Memorial Analítico. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de pós-graduação em ensino de artes cênicas, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ppgeac/dissertacoes-defendidasem-2020/por-que-estamos-todos-parados-olhando-o-ensino-dos-elementos-visuais-dacena-na-formacao-de-atrizes-e-atores/view. Acesso em: 23 out. 2021.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipola. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

LOUREIRO, Luciano. Teatro cômico e musicado: uma abordagem histórico-cultural para oficinas em sala de aula (1910-1930). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/145444. Acesso em: 23 out. 2021.

NÊGO, Bispo: vida, memória e aprendizado quilombola. Mekukradjá – círculo de saberes: construção de pontes: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gLo9ZNdgJxw&list=RDCMUCn3RTLTgiO7TjfG7juhFM1g&start_radio=1&t=4s. Acesso em: 23 out. 2021.

O PERIGO da história única. Intérprete: Chimamanda Ngozi Adichie. [S. l.]: TEDGlobal, 2009. Disponível em:

https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt. Acesso em: 23 out. 2021.

° Congresso LIV Virtual apresenta: #EscolaQueSente. Intérprete: Ailton Krenak. [S. l.]: LIV, 2020. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=ngg_zemry_Q&t=4004s.

Acesso em: 23 out. 2021.

Publicado

2022-04-06

Cómo citar

GEAMMAL, Daniele. Alguien acaba de morir afuera: una experiencia escénica en Instagram. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0110. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21542. Acesso em: 24 nov. 2024.