Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019340Palabras clave:
Memória, Teatro maranhense, Laborarte, HIstória, Geupo TemaResumen
Este artigo trata da formação do ator no século XX no Maranhão, tomando como ponto de partida as entrevistas reunidas no livro Memória do Teatro Maranhense, de Aldo Leite (2007). Utilizo a noção de discursode Michel Foucault (1997), para identificar quem fala, e o que essas falas revelam sobre a formação de atores e atrizes. Com esse objetivo, seleciono o que os entrevistados dizem sobre o ingresso no teatro, as habilidades ou tipos físicos solicitados pelos diretores, os grupos, os locais de ensaios e o período de tempo dedicado ao teatro, compondo um quadro de formação de ator. Por fim, aponto questões complementares ao que não foi revelado no recorte adotado por Aldo Leite, de modo a contribuir com a escrita da memória do teatro maranhense na perspectiva do ator e de sua formaçãoDescargas
Citas
AZEVEDO, Elizabeth Ribeiro. Preservação de documentos para a história do te- atro brasileiro: teoria e prática. In: Sala Preta, Vol. 17, n. 2, p 152-163, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/138669/137196/ Aces- so em: 21 ago. 2019.
BORRALHO, Tácito. O Teatro no Maranhão nos anos 1970. IN: LEITE. Aldo de Jesus Muniz. Memória do teatro maranhense. São Luís: EDFUNC, 2007. ( p.69-97)
CAMILOTTI, Camila Paula. Shakespeare na Itália: construção intersemiótica de Rei Lear e La tempesta em Giorgio Strehler. 426 f. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Ex- pressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis. 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/>. Acesso em: 22 abr. 2015.
EM SÃO LUÍS, morre o escritor e jornalista Ubiratan Teixeira. G1 MA, 15 jun. 2014.
Disponível em: <http://g1.globo.com/ma/maranhao>. Acesso em: 25 jun. 2015.
FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Rio de Janeiro: Vozes, 1975. p. 125-146.
LEITE. Aldo de Jesus Muniz. Memória do teatro maranhense. São Luís: EDFUNC, 2007.
MOSTAÇO, Edélcio. O Balcão. Palco e Plateia. São Paulo, Ano I, n. 4, dez. 1986. p. 49-54.
NELSON Brito (LABORARTE) deixa a cultura maranhense de luto. Portal AZ. 11 jan. 2009. Disponível em: <http://www.portalaz.com.br/>. Acesso em: 10 set. 2015.
PEIXE. LABORARTE: Exercício nº 4. História do teatro maranhense. 11 jan. 2011. Disponível em: <http://historiadoteatromaranhense.blogspot.com.br/>. Acesso em: 11 ago. 2015.
TEIXEIRA, Renato. Blog Averequerte, c2008. Disponível em: < >. Acesso em: 2 jun. 2015.
TEIXEIRA, Ubiratan. Dicionário de Teatro. São Luís: Editora Instituto Geia, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.