Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019340Keywords:
Memória, Teatro maranhense, Laborarte, HIstória, Geupo TemaAbstract
Este artigo trata da formação do ator no século XX no Maranhão, tomando como ponto de partida as entrevistas reunidas no livro Memória do Teatro Maranhense, de Aldo Leite (2007). Utilizo a noção de discursode Michel Foucault (1997), para identificar quem fala, e o que essas falas revelam sobre a formação de atores e atrizes. Com esse objetivo, seleciono o que os entrevistados dizem sobre o ingresso no teatro, as habilidades ou tipos físicos solicitados pelos diretores, os grupos, os locais de ensaios e o período de tempo dedicado ao teatro, compondo um quadro de formação de ator. Por fim, aponto questões complementares ao que não foi revelado no recorte adotado por Aldo Leite, de modo a contribuir com a escrita da memória do teatro maranhense na perspectiva do ator e de sua formaçãoDownloads
References
AZEVEDO, Elizabeth Ribeiro. Preservação de documentos para a história do te- atro brasileiro: teoria e prática. In: Sala Preta, Vol. 17, n. 2, p 152-163, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/138669/137196/ Aces- so em: 21 ago. 2019.
BORRALHO, Tácito. O Teatro no Maranhão nos anos 1970. IN: LEITE. Aldo de Jesus Muniz. Memória do teatro maranhense. São Luís: EDFUNC, 2007. ( p.69-97)
CAMILOTTI, Camila Paula. Shakespeare na Itália: construção intersemiótica de Rei Lear e La tempesta em Giorgio Strehler. 426 f. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Ex- pressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis. 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/>. Acesso em: 22 abr. 2015.
EM SÃO LUÍS, morre o escritor e jornalista Ubiratan Teixeira. G1 MA, 15 jun. 2014.
Disponível em: <http://g1.globo.com/ma/maranhao>. Acesso em: 25 jun. 2015.
FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Rio de Janeiro: Vozes, 1975. p. 125-146.
LEITE. Aldo de Jesus Muniz. Memória do teatro maranhense. São Luís: EDFUNC, 2007.
MOSTAÇO, Edélcio. O Balcão. Palco e Plateia. São Paulo, Ano I, n. 4, dez. 1986. p. 49-54.
NELSON Brito (LABORARTE) deixa a cultura maranhense de luto. Portal AZ. 11 jan. 2009. Disponível em: <http://www.portalaz.com.br/>. Acesso em: 10 set. 2015.
PEIXE. LABORARTE: Exercício nº 4. História do teatro maranhense. 11 jan. 2011. Disponível em: <http://historiadoteatromaranhense.blogspot.com.br/>. Acesso em: 11 ago. 2015.
TEIXEIRA, Renato. Blog Averequerte, c2008. Disponível em: < >. Acesso em: 2 jun. 2015.
TEIXEIRA, Ubiratan. Dicionário de Teatro. São Luís: Editora Instituto Geia, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.