O grotesco, a commedia dell’arte e o clown: visão de dentro e de fora
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019286Palabras clave:
Commedia dell'arte, Grotesco, Clown, Riso, Trágico obviadoResumen
As linguagens da commedia dell’arte e do clown, em diálogo com o conceito de grotesco, no Barracão Teatro (Campinas - SP). Parte-se das observações e vivências destas linguagens - e das entrevistas com Tiche Vianna e Ésio Magalhães, que abordam especialmente a montagem da comédia “Zabobrim: O rei vagabundo” - para as influências e atravessamentos no trabalho de uma das autoras enquanto atriz, palhaça e pesquisadora da comicidade de cunho popular. Conclusão da análise da linguagem do cômico do Barracão Teatro feito por receptora, i.e., público - e outra autora do presente artigo.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Raíssa Guimarães de Souza. O riso grotesco, a Commedia Dell’Arte e o Clown: Vivência e aprendizado no Barracão Teatro. 2019 Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2019.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. 7ª ed. [SI]: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: Editora da UNB, 2008.
BERGSON, Henri. O Riso, ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
BRONDANI, Aglae Joice, LEITE Campos Vilma, TELLES Narciso (Orgs). Teatro- Máscara-Ritual. Campinas, SP: Editora Alínea, 2012.
CANDIDO, Antonio, Anatol ROSENFELD, Décio de Almeida PRADO e Paulo Emílio Sales GOMES. A Personagem de Ficção. 2a edição. São Paulo: Perspectiva, 1968.
DUARTE, Fernanda Jannuzzelli. Circo-Teatro através dos tempos: cena e atuação no pavilhão Arethuzza e no Circo de Teatro Tubinho. 2015 Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2015.
PANTANO, Andreia Aparecida. Ser palhaço. Universidade Paulista (UNIP). 2008. Fon- te: http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/dramaturgia/Andreia%20Apare- cida%20Pantano%20-%20Ser%20Palhaco.pdf
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SILVA, Ermínia. Circo-Teatro: Benjamin Oliveira e a Teatralidade Circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.
VIANNA, Tiche. Para além da Commedia Dell’Arte – A máscara e sua pedagogia. Campinas, 2017. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.