O grotesco, a commedia dell’arte e o clown: visão de dentro e de fora
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019286Keywords:
Commedia dell'arte, Grotesco, Clown, Riso, Trágico obviadoAbstract
As linguagens da commedia dell’arte e do clown, em diálogo com o conceito de grotesco, no Barracão Teatro (Campinas - SP). Parte-se das observações e vivências destas linguagens - e das entrevistas com Tiche Vianna e Ésio Magalhães, que abordam especialmente a montagem da comédia “Zabobrim: O rei vagabundo” - para as influências e atravessamentos no trabalho de uma das autoras enquanto atriz, palhaça e pesquisadora da comicidade de cunho popular. Conclusão da análise da linguagem do cômico do Barracão Teatro feito por receptora, i.e., público - e outra autora do presente artigo.
Downloads
References
ARAÚJO, Raíssa Guimarães de Souza. O riso grotesco, a Commedia Dell’Arte e o Clown: Vivência e aprendizado no Barracão Teatro. 2019 Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2019.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. 7ª ed. [SI]: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: Editora da UNB, 2008.
BERGSON, Henri. O Riso, ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
BRONDANI, Aglae Joice, LEITE Campos Vilma, TELLES Narciso (Orgs). Teatro- Máscara-Ritual. Campinas, SP: Editora Alínea, 2012.
CANDIDO, Antonio, Anatol ROSENFELD, Décio de Almeida PRADO e Paulo Emílio Sales GOMES. A Personagem de Ficção. 2a edição. São Paulo: Perspectiva, 1968.
DUARTE, Fernanda Jannuzzelli. Circo-Teatro através dos tempos: cena e atuação no pavilhão Arethuzza e no Circo de Teatro Tubinho. 2015 Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2015.
PANTANO, Andreia Aparecida. Ser palhaço. Universidade Paulista (UNIP). 2008. Fon- te: http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/dramaturgia/Andreia%20Apare- cida%20Pantano%20-%20Ser%20Palhaco.pdf
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SILVA, Ermínia. Circo-Teatro: Benjamin Oliveira e a Teatralidade Circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.
VIANNA, Tiche. Para além da Commedia Dell’Arte – A máscara e sua pedagogia. Campinas, 2017. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.